2018-10-26

Empresa não precisa explicar motivos da demissão - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/10/2018, com um ouvinte cujo filho foi demitido sem muita explicação.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Empresa não precisa explicar motivos da demissão

demitindo funcionário

Escreve um ouvinte pai: "Meu filho foi dispensado assim, sem mais, nem menos. Tinha dois anos de empresa, jamais foi chamado a atenção e nunca teve problemas, nem nada.

Uma tarde, foi convocado pelo chefe, que comunicou a dispensa e falou que tinha sido por redução de quadro. Meu filho perguntou por que ele e não outro, mas o chefe encerrou o assunto. Não existe uma lei ou regulamento que impeça esse tipo de maldade?"


Bom, eu sou inteiramente solidário à sua indignação, mas vou começar a resposta pelo avesso. Se um empregado decide pedir a conta, ele não precisa avisar que está pensando em sair, e nem explicar por que está saindo, ou para onde vai. É direito dele.

Uma empresa tem esse mesmo direito e usou no caso do seu filho. Porém, existe nas empresas uma área chamada recursos humanos. E aquelas que fazem jus ao nome, ditam normas que os chefes devem seguir, antes de demitir alguém.

Primeiro, alertar que o trabalho não está sendo bem feito, ou que o comportamento não está agradando. Em seguida, dar um prazo e oferecer condições para que o empregado se ajuste. E depois, se a situação perdurar, avisar que uma demissão pode acontecer. E, caso ela aconteça, já não causará nenhuma surpresa.

Talvez a empresa do seu filho até tenha uma área chamada recursos humanos, mas só ter o nome não basta, assim como dar a um menino o nome de Aristóteles, não garante, por si só, que ele será um filósofo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: