2018-10-01

Como conseguir uma vaga de emprego depois dos 50 anos? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/10/2018, sobre o mercado de trabalho para quem tem 50 anos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como conseguir uma vaga de emprego depois dos 50 anos?

idoso procurando emprego

Uma ouvinte escreve: "Aos 50 anos de idade e 30 de contribuição previdenciária, estou naquela fase crítica em que o mercado me considera velha demais para trabalhar e nova demais para me aposentar. Se eu der entrada na minha aposentadoria e continuar buscando emprego, como o meu caso seria avaliado?"

Vamos lá. Aos 50 anos, você sabe muito bem que não é, e nem se sente, velha. Mas são válidas as suas suspeitas de que pessoas na sua faixa etária começam a ter mais dificuldade para encontrar emprego. Não é que o mercado se feche, é que ele fica mais restrito.

Isso significa que você terá que pesquisar vagas que talvez nunca tenha considerado na sua vida profissional. Por exemplo, ser uma prestadora de serviços terceirizada, ou trabalhar em casa em sistema de home-office, ou ser atendente de balcão, ou se tornar vendedora.

O que lhe sugiro, para começar, é pesquisar na internet, agências ou sites voltados a profissionais com mais de 50 anos. Neles, você encontrará uma lista de funções específicas e você verá que poderá se encaixar em várias delas.

Esses mesmos sites listam também grandes empresas que possuem programas de seleção para o grupo da senioridade. E elas não fazem isso porque são boazinhas, mas porque veem vantagens em contratar pessoas que tenham formação, experiência e disposição, pessoas que irão se dedicar como se tivessem 20 anos e que não ficarão reclamando que a empresa não dá oportunidades.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: