2018-10-24

O que fazer quando o chefe não está disposto a te ouvir? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/10/2018, com um ouvinte que tem um chefe que nunca está disposto a ouvi-lo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

O que fazer quando o chefe não está disposto a te ouvir?

conversando com chefe

Escreve um ouvinte: "Você já disse que um subordinado deve ir conversar com o chefe quando tem algum problema. Concordo que seja a medida mais apropriada, mas e se o chefe for do tipo que nunca está disposto a ouvir?

O meu é assim. Ele corta o assunto quase imediatamente e se levanta da cadeira para indicar que a conversa terminou. E se o subordinado permanece sentado, ele simplesmente sai da sala."


Uau. Eu sempre sugiro a conversa sem atrito, porque é assim que pessoas normais se entendem. Mas admito que alguns gestores escapem dessa normalidade. E seu chefe parece ser um deles.

Pode ser que ele tenha algum desvio psicológico. Mas, se tivesse, dificilmente teria chegado a uma posição de chefia. Pode ser que ele seja jovem e ainda imaturo, e por isso, fuja dos confrontos diretos. Ou pode ser que ele tenha tanto tempo de casa, que já perdeu a paciência depois de ouvir sempre as mesmas queixas.

Porém, por pior que o seu chefe lhe pareça, ele deve estar respaldado pelo superior dele. Talvez não seja elogiado por ser brusco, mas certamente não é criticado.

A opção que vejo é você escrever para ele, em vez de tentar dialogar. Há chefes que são melhores lendo e escrevendo, do que escutando e falando.

Se nem isso funcionar e se os seus colegas já se adaptaram ao estilo tosco do chefe, você poderia considerar uma mudança. Saia em busca de outro chefe, um que seja normal e receptivo. Existem muitos no mercado e você certamente encontrará o seu.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: