2018-10-09

Assumi responsabilidades de dois colegas demitidos. Empresa tem que me dar aumento? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/10/2018, com um ouvinte que assumiu o trabalho de dois outros colegas e quer saber se tem direito a um aumento por isso.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Assumi responsabilidades de dois colegas demitidos. Empresa tem que me dar aumento?

carga de trabalho

Escreve um ouvinte: "A empresa em que trabalho foi obrigada a fazer uma série de modificações internas, devido à crise. No meu caso, acabei assumindo sozinho, as responsabilidades que antes eram repartidas entre mim e dois colegas que foram demitidos.

Tenho feito o melhor que posso para dar conta do serviço, mas até agora ninguém mencionou um aumento de salário, pelo meu trabalho extra. Presumo que tenho direito a um reajuste e pergunto: como abordar meu chefe para consegui-lo?"


Sinto dizer que do ponto de vista legal, você presumiu erradamente. Um contrato de trabalho estabelece o horário de expediente e a função do contratado. Por exemplo: auxiliar de escritório.

A carga inicial de trabalho não significa que ela não possa ser aumentada, desde que não extrapole nem o horário e nem a natureza das tarefas. Se você só assumiu tarefas que eram correlatas às que já tinha, a empresa não está obrigada a lhe conceder um reajuste.

Porém, o fato de você ter ficado e dois colegas seus terem saído, mostra que a empresa vê mais futuro em você, do que via neles.

Como a crise que originou a sua situação ainda não acabou, é possível que seu esforço ainda venha a ser reconhecido.

Eu espero que seja, mas caso não seja, a experiência de ter dado conta do trabalho extra que lhe foi atribuído, não terá sido em vão. O seu currículo ficou mais encorpado e você terá uma ótima história para contar em futuras entrevistas de emprego.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: