2018-10-12

Fui dispensado depois de dois meses e a vaga foi eliminada. Como explicar isso em futuras entrevistas? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/10/2018, com um ouvinte que foi dispensado depois de apenas dois meses com a desculpa de que o seu cargo foi eliminado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Fui dispensado depois de dois meses e a vaga foi eliminada. Como explicar isso em futuras entrevistas?

dispensado do emprego

Um ouvinte escreve: "Passei por uma situação confusa, mas vou tentar simplificar. Fui dispensado de um emprego depois de somente dois meses. Se entendi o que tentaram me explicar, a vaga, para a qual fui admitido, foi eliminada em um processo de revisão da estrutura organizacional.

Ainda tentei perguntar que processo era aquele, já que ninguém no meu departamento sabia dele e só eu fui demitido. Mas ninguém quis entrar em detalhes comigo. A minha preocupação é: como vou explicar esse fato estranho em entrevistas?"


Bom, é simples. Não explique. Elimine essa passagem do seu currículo.

Nos dias atuais, com o mercado de trabalho em turbulência, não é incomum que um profissional fique um tempo considerável sem emprego, às vezes, até mais de um ano.

Portanto considere que você nem teve esse emprego, porque listá-lo no currículo só iria lhe causar embaraços para você responder o que você nem sabe direito como e por que aconteceu.

Além disso, procure também eliminar o fato da sua memória. Quando um candidato vai a uma entrevista, antevendo o terrível momento em que uma determinada pergunta muito incômoda será feita, essa preocupação aumenta o nervosismo e causa desconcentração.

Por último, deixar de mencionar o emprego-relâmpago seria eticamente reprovável? Eu tenho dúvidas de que possa ser, porque me parece meio esdrúxulo alguém usar de franqueza para prejudicar somente a si mesmo, e não beneficiar a ninguém.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: