2018-10-19

Quando se dará a recuperação salarial, se a economia voltar a melhorar - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/10/2018, com um ouvinte que teve uma baixa grande em sua remuneração, por causa da crise.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Quando se dará a recuperação salarial, se a economia voltar a melhorar

recuperação salarial

Escreve um ouvinte: "Há 3 anos, eu tinha um salário até razoável, suficiente para me manter e ainda sobrar um troco para aplicação. Devido a esse estrago que ocorreu no país e no mercado de trabalho, perdi meu emprego. E para me manter ativo, tive que aceitar salários até 40% inferiores ao que eu ganhava.

A minha pergunta é: supondo que haja uma melhora na economia, quanto é que eu vou estar valendo, o que eu ganhava ou o que eu estou ganhando?"


O achatamento salarial é o segundo pior efeito de uma crise prolongada. O primeiro é o famigerado índice de desemprego.

Assumindo-se que volte a ocorrer o que ocorreu em crises anteriores, e nós temos muitas delas para comparar, a recuperação do mercado acontece, mas não é imediata.

A média salarial voltará a subir quando faltarem candidatos a emprego para as vagas que serão reabertas. Supondo-se que tenhamos um período de crescimento contínuo, de pelo menos seis meses, você voltará a valer o que ganhava.

Essa é a boa notícia. A outra, não tão boa, é que haverá muitos candidatos em situação igual à sua, para disputar as vagas oferecidas quando as empresas voltarem a contratar. Ou seja, primeiro, o índice de desemprego precisa cair, para só depois, os salários crescerem.

Não vai acontecer este ano, mas poderá acontecer no ano que vem, se o caos político, judicial e econômico que estamos vivendo, for superado. Nós já passamos por isso antes e o que mais dói é termos que estar passando mais uma vez.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: