2018-10-03

Vale a pena deixar a empresa agora por falta de correção salarial? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/10/2018, com um ouvinte que trabalha em uma empresa que não reajusta seu salário há dois anos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Vale a pena deixar a empresa agora por falta de correção salarial?

correção salarial

Um ouvinte escreve: "Trabalho no setor administrativo de uma empresa, cujos salários estão desatualizados e ficaram abaixo da média do mercado. Já faz dois anos que não recebo nenhum reajuste. E pergunto se o melhor seria procurar outra empresa para trabalhar?"

Sim, essa seria uma boa opção se você encontrar outra empresa que lhe pague o que você acredita que deveria estar ganhando.

Mas considere o seguinte: se a sua empresa atual não vem corrigindo os salários, ou é porque ela está mal das pernas, ou é porque ela acredita estar pagando o que o mercado oferece. Essa segunda hipótese é fácil de ser verificada.

Quando aparece uma vaga aí na sua empresa, tem sido difícil encontrar candidatos no mercado, dispostos a aceitar o salário oferecido? Se a resposta for que sempre aparece alguém que aceita, isso significa que vagas de emprego estão escassas e que o mercado, de modo geral, está deprimido.

Outro ponto para sua informação é que não existe obrigatoriedade de concessão de reajustes para reposição da inflação anual. Se a empresa concede, é por liberalidade e não por imposição.

Juntando tudo isso, sim, você deve procurar outra posição semelhante a que tem, mas com um salário mais alto. Se você encontrar, isso significa que quase tudo o que acabei de lhe dizer está errado. E eu vou ficar muito feliz por ter me enganado.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: