2008-04-23

Dicas para subir na carreira - by Max Gehringer

Transcrição dos comentários do Max Gehringer para CBN do dia 23/04/2008, cujo áudio está disponível no neste link para o site da CBN.

Dicas para subir na carreira

Consulta de um ouvinte que quer subir na carreira: "Por que é tão difícil dar um salto para um cargo de chefia? Faz cinco anos que estou tentando e não consigo. Sou elogiado, meu trabalho é reconhecido, mas na hora de uma promoção, nem sou convidado a entrar na fila de pretendentes. O que está me faltando?"

Boa pergunta. Para quem olha a situação de baixo para cima, os candidatos naturais a uma promoção deveriam ser aqueles que têm mais tempo de casa ou aqueles que apresentam os melhores resultados práticos. Quando isso não acontece, fica aquela impressão de que o promovido é protegido de alguém. Sem dúvida, antiguidade e resultados são levados em consideração, mas são apenas dois dos itens avaliados, de um total de cinco.

O terceiro é a capacidade de liderança. Não a liderança no sentido de mandar, mas de convencer. O líder entre colegas ainda não tem o cargo, mas já ganhou o respeito. Ele é o primeiro a ser consultado pelos colegas quando surge alguma situação nova, e na maioria dos casos, as suas opiniões são ouvidas e as suas sugestões são acatadas. Isso significa que ao ser promovido, ele terá pouca ou nenhuma oposição.

O quarto item é entender e defender o ponto de vista da empresa. Pessoas que ou reclamam muito ou se mantém caladas, dificilmente são promovidas. Pessoas que entendem porque uma decisão foi tomada, mesmo não gostando dela, demonstram que poderão tomar decisões semelhantes quando tiverem cargos de chefia.

E o quinto item é a personalidade. Mostrar que tem opinião própria é bom, discutir com o chefe é saudável, mas perceber o momento em que a opinião do chefe prevalece é essencial. Em outras palavras, esticar a corda da hierarquia, mas nunca permitir que ela arrebente.

E último conselho: é prestar atenção as pessoas que foram promovidas recentemente. O que a empresa viu nelas é o que a empresa verá nos futuros promovidos.

Max Gehringer, para CBN.


/*************************************************

Infelizmente, a empresa em que eu trabalho é peculiar, ou seja, apesar de eu não ser servidor público, algumas das restrições se aplicam (mas não temos as vantagens destes). Isso quer dizer que a admissão é feita via concurso público, e praticamente não temos mobilidade em termos de carreira (por exemplo, se você entrou engraxate, vai morrer engraxate lá dentro, a não ser que faça outro concurso). Nestes casos, esqueça tudo o que foi dito pelo Mr. Max: o único item que importa é ser bom de política (não necessariamente no sentido pejorativo que 'política' adquiriu).

5 comentários:

disse...

Gostei das dicas. Vou aplicar algumas delas na minha vida.

bjo

makarrao disse...

ah legal, vou fazer isso lá no meu trampo pra ver o que acontece :D

Márci disse...

Ser "político" sempre ajuda....Onde eu trabalho por exemplo, na área de TI, nem sempre muitos cinhecimentos técnicos sào levados em conta, saber ser político ás vezes é mais importante.

CintiaYamane disse...

onde eu trabalho ninguem sobe, ninguem desce...o maximo que acontece é um professor subir pro cargo de coordenador.. mas como eu nao sou professora... u_u

Ana P. disse...

Onde eu trabalho a competencia até conta. Mas o famoso "deu pra quem pra virar chefe" ainda é um ponto insistente!