2008-04-10

Faça a avaliação anual da sua empresa - by Max Gehringer

Desta vez, o comentário do Mr. Max para a CBN (de hoje, 10/04/2008) é mais um pequeno teste, um tanto quanto diferente dos textos que geralmente aparecem aqui dele. De qualquer maneira, se quiser ouvir o áudio original, pode entrar no site da CBN com os comentários do Max Gehringer.

Como é um tanto quanto diferente, dessa vez no meio da transcrição vou colocar alguns comentários meus, em vermelho, respondendo ao teste =D.

Dez afirmações para que o funcionário faça a avaliação anual de desempenho da empresa

Avaliação de desempenho é um exercício feito anualmente nas boas empresas. Através dessa avaliação, o funcionário fica sabendo se ele fez tudo que a empresa esperava que ele fizesse.

Hoje, vamos fazer o contrário. Aqui vão dez afirmações para que o funcionário faça a avaliação anual de desempenho da empresa, em relação ao que ele esperava dela. Basta dar notas de 1 a 3 para cada afirmação, sendo que 1 significa 'de jeito nenhum', 2 para 'de vez em quando' e 3 para 'é isso mesmo'.

Evidentemente, não dá para ficar fazendo conta de cabeça, a essa hora do dia.
(no rádio, o comentário do Max é veiculado bem cedo.) Mas, já vai dar para ter uma razoável noção do desempenho da empresa. Para quem quiser pensar com mais calma antes de responder, o áudio estará disponível no site da CBN. (direto, neste link)

Primeira afirmação: sem entrar em detalhes, tenho um sentimento de que estou na empresa certa.
2 - muito de vez em quando, mas não chega a ser nunca.

Segunda: a empresa reconhece as minhas habilidades e me dá trabalhos compatíveis com elas.
1 - alguns até reconhecem meu intelecto superior =P, mas trabalhos compatíveis? Só se for piada...

Terceira: as tarefas que estou fazendo hoje são mais importantes do que aquelas que eu fazia a 12 meses.
1 - tudo igual, tudo bem sem importância.

Quarta: toda vez que eu faço um trabalho bem feito, recebo o devido reconhecimento do meu chefe imediato.
3 - é, meu chefe imediato não é ruim, mas passando do chefe do chefe... é uma merd@

Quinta: a empresa tem um plano de carreira, e eu já sei qual poderá ser o meu próximo passo profissional.
2 - até tem um plano de carreira, mas é tão zoado, que eu não sei qual será o próximo passo...

Sexta: eu e todos os meus colegas estamos bem informados sobre os planos futuros da empresa.
1 - Huahuahua, só se for piada...

Sétima: sou incentivado a estudar e a me desenvolver.
1 - geralmente ocorre o contrário...

Oitava: quando eu faço uma pergunta sobre o meu futuro para o meu chefe, ele não me enrola e diz a verdade, mesmo que não seja o que eu gostaria de ouvir.
3 - isso acontece... Infelizmente, NUNCA é o que eu gostaria de ouvir...

Nona: apesar da pressão, a empresa mostra interesse em me proporcionar um bom ambiente de trabalho.
1 - aqui eu fiquei meio em dúvida. Sabe como é, o discurso da empresa é uma coisa, mas na prática, o que acontece são outras coisas... Como eu sou uma pessoa prática, nota zero.

Décima: meus valores pessoais batem exatamente com a cultura da empresa.
1 - outra vez, uma discrepância entre discurso e realidade. Como eu fico com a realidade...

Se a soma final deu mais que 25, a empresa está de parabéns, passou na avaliação. Se a soma deu menos que 15, você é a pessoa certa, mas infelizmente está na empresa errada.

Max Gehringer, para CBN.


Minha contagem: 16!!!

Bateu na trave. Mas eu ainda acho que estou na empresa errada... Agora se eu sou a pessoa certa, isso são outros quinhentos. =P

Nenhum comentário: