2008-04-10

Faça mais do mesmo, mas faça melhor - by Mauro Halfeld

Vou colocar a transcrição do comentário do Mauro Halfeld para a CBN, de hoje 10/04/2008 (disponível via podcast no site da CBN).

Faça mais do mesmo, mas faça melhor

Quando eu converso com os jovens universitários, percebo uma grande vontade deles se tornarem empreendedores. Quem trabalha por mais de 10 anos numa grande empresa, costuma também ter muita vontade de abrir o seu negócio próprio. Mas uma das queixas mais frequentes que eu ouço é a falta de uma idéia original. A maioria acredita ser necessário inventar um novo processo ou um produto revolucionário.

Na verdade, poucos negócios originais são bem sucedidos. Os pioneiros costumam ser flechados pelas costas. Ao contrário, empresários vitoriosos costumam ganhar o jogo porque decidiram fazer bem feito. Ou seja, fazer melhor, algo que já existia.

Não foi a Sony que inventou a televisão, nem a Dell que inventou os computadores, mas essas empresas se tornaram ícones de mercado porque fizeram alguma coisa melhor. A vantagem de entrar em uma indústria que já existe é que você pode estudar tudo. Conversar com seus futuros concorrentes, com seus futuros clientes ou com seus potenciais fornecedores.

Talvez valha até a pena arrumar um emprego numa empresa semelhante. Observe que muitos garçons tornaram-se donos de bons restaurantes. Veja que muitos representantes comerciais decidiram montar as suas próprias fábricas e foram felizes. Ou seja, aprender com o dinheiro dos outros antes de dar o passo decisivo é uma maneira de aperfeiçoar as suas idéias e não cometer erros por simples ingenuidade.

Pense nisso. Escolha um ramo ou uma atividade que você pode fazer mais do mesmo, mas fazer melhor.

Mauro Halfeld, para CBN.


Eu realmente gostei desse comentário. Eu mesmo, muitas vezes me pego pensando em desenvolver algo novo, inventar alguma coisa nunca antes concebida, etc... Mas a gente se esquece que a maioria dos inventos até hoje, na verdade foram melhorias de coisas já existentes.

E a não ser que você queira ser reconhecido por ser um grande inovador, cientista, etc., o melhor mesmo é fazer as coisas bem feitas.

Olhe por exemplo o Bill Gates. Não, o cara não inventou a interface gráfica estilosa de janelinhas (a Apple, por exemplo, já tinha na época, enquanto os PCs eram comandados via linha de comando do DOS). O que ele fez foi fazer as coisas bem feitas (não julgando os méritos dos Windows da vida, mas que o cara fez muito bem o mercado dele, isso fez).

Nenhum comentário: