2008-04-17

Você é um sucesso - by Max Gehringer

Interessante o comentário de hoje (17/04/2008) do Max Gehringer, para CBN (cujo áudio você pode ouvir neste link do site da CBN).

Você é um sucesso, embora esteja convencido de que não é

Escreve um ouvinte em busca de rumo. Diz ele:

"Estou vivendo a crise dos 33 anos. Estou empregado, ganho até relativamente bem, mas não me tornei um sucesso, pelo menos não na proporção que eu pretendia. E por isso, não estou feliz. Meu problema nem é tanto o presente, é o futuro, porque já não enxergo a possibilidade de dar um grande salto na carreira. Fui ultrapassado por pessoas mais jovens que eu, que ocuparam posições na empresa que eu poderia, sem falsa modéstia, ter ocupado.

Sei que tenho outros 30 anos de vida profissional pela frente, e não quero acordar todo dia pensando em coisas que eu poderia ter feito e não fiz. O pior é que estou perdendo o foco. Já pensei em mudar de emprego, fazer uma nova faculdade, abrir um negócio próprio, passar um tempo em outro país, e por aí vai. Tem alguma coisa que eu não estou conseguindo ver?"

Tem.

Os conceitos de sucesso e felicidade são gêmeos. Um é profissional, o outro é pessoal. E ambos dependem dos objetivos que alguém se coloca na vida. Uma pessoa que faz planos para chegar muito alto na carreira não curte os momentos de satisfação que o presente oferece, porque sua cabeça nunca está aonde ela já chegou, está sempre aonde ela ainda quer chegar.


Se você olhar em volta, aí mesmo na sua empresa, verá pessoas que ganham menos que você, que têm uma posição inferior à sua, mas que parecem felizes. Não são pessoas acomodadas, são pessoas que se colocaram objetivos atingíveis, um de cada vez, e nenhum muito distante nem inalcançável. Por isso, para elas, cada passo bem dado é motivo de celebração.

Você, provavelmente, já deu muitos desses passos. Mas viu cada um deles como insignificante, em relação à sua definição de sucesso.

Eu tenho duas sugestões. A primeira: aprenda a viver o presente. E a segunda: faça terapia. Ela lhe ajudará a entender um ponto crucial: o de que você É um sucesso, embora esteja convencido de que não é.

Max Gehringer, para CBN.


/***************************************************

Uma coisa que eu escutei em uma palestra com um consultor financeiro, sobre vida financeira e felicidade, é praticamente igual a esse comentário do Max: a fixação de metas.

Por exemplo, o que é ser rico? Quanto dinheiro você precisa ter para ser rico?

("Infinito" não vale...)

Porque a maioria das pessoas que nós, pobres miseráveis, consideramos ricas, não se consideram ricas, buscam sempre mais. Não é apenas pura ganância, é da natureza do ser humano querer mais. E de certa forma, essa característica é boa, já que todos os grandes avanços, tecnológicos ou não, da humanidade, foram, em boa parte, graças a essa nossa natureza.

Mas voltando dessa divagação, certas pessoas são ricas, mesmo ganhando salário mínimo. Isso porque uma das definição de "ser rico" é ganhar o suficiente para se manter confortavelmente.

Claro que quem escuta isso deve estar pensando "baita duma mentira", mas nessa palestra com o consultor financeiro, ele deu exatamente esse exemplo. Tá certo que é um exemplo bem peculiar, já que a pessoa citada era um aposentado, sem filhos pra sustentar, que possuia um imóvel próprio e que morava no interior (que geralmente tem um custo de vida mais barato; aqui em Florianópolis, por exemplo, mais da metade do dinheiro iria só pra 1 cesta básica).

Então, ser rico, ser feliz ou ter sucesso, depende de como você define esses termos. Por isso, o título deste post não deixa de ser verdade: você é um sucesso. Só depende pra quem. Eu tenho certeza de que pra todo mundo, existem pessoas que te enxergam como um sucesso, como sendo feliz, e até mesmo, rico.

E como eu vi num desses powerpoints da vida (que eu nem lembro direito como era), se você está lendo isso aqui, você já é um sucesso, um vencedor na vida. Lembre-se que você venceu milhões só pra ter nascido.

=P

4 comentários:

CintiaYamane disse...

bom.. pra mim ser rico é ter dinheiro suficiente pra me manter com conforto e segurança, ter dinheiro pra comprar pelo menos alguma coisa bacana todo mes e ainda sobrar mais da metade do que gastei XD...
é.. eu falo pro guto as vezes.. quando ele reclama do salrio dele eu falo: olha pro meu salario! ou entao: tem funcionario que ganha 600 reais por mes e sustenta uma familia com 2 filhos.. como eu nao sei..

disse...

Concordo com isso. As pessoas hoje em dia, com essa ganância eterna, nunca param pra ter satisfação com o que têm, com as conquistas de cada dia. E se vc quer o tempo todo sempre mais e não curte os momentos do presente, vive no futuro, você nunca vai ser feliz, ou ter momentos de alegria.

Bjo

Carol Costa disse...

E eu achando que a URL que você colocava nos comentários era só pra tirar sarro! Só agora resolvi checar porque raios você insiste tanto nela! Hahahahaha

Andarilho disse...

Huahuahua, não é o melhor do marketing, mas eu sou assim mesmo XD