2008-04-08

Receita do sucesso e do insucesso - by Max Gehringer

Mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer, para a rádio CBN, do dia 08/04/2008, disponível via podcast no site da CBN.

Não raramente, a receita do sucesso é a mesma do insucesso

Não raramente, a receita do sucesso é a mesma do insucesso. Existem profissionais que seguem determinados passos e chegam a algum lugar, enquanto outros, que seguem exatamente os mesmos passos, não chegam a lugar algum.

Uma boa opção para muita gente seria a de abrir um negócio próprio, algo que requer uma vocação para o empreendedorismo. E é aí que entra a receita do sucesso e do insucesso. Existem 6 sinais de que alguém pode ter espírito empreendedor, mas eles são os mesmos 6 sinais de que alguém não quer nada com nada.

Primeiro sinal: dificuldade para se decidir por um curso ou uma profissão. Não raramente, a pessoa abandonou uma faculdade e partiu para outro curso, completamente diferente, ou simplesmente parou de estudar.

Segundo: uma sensação de desconforto, em qualquer emprego. A pessoa se sente como se não fizesse parte daquele ambiente de trabalho e só estivesse alí por enquanto.

O terceiro: um calafrio na espinha só de pensar que poderá passar dez anos trabalhando na mesma empresa, vendo todos os dias os mesmos colegas e o mesmo chefe.

Quarto: um horror a qualquer coisa que lembre rotina. O resultado é a dificuldade para concluir qualquer tarefa dentro do prazo, principalmente aquelas sem desafios.

Quinto: baixíssima tolerância a críticas, a ordens e a conselhos profissionais. E nenhuma vontade para conversar sobre coisas simples, como preparação de currículo ou entrevista de emprego.

Sexto: uma vontade de escapar da realidade. Um dos caminhos de fuga mais comuns é o desejo de passar um bom tempo no exterior, com o propósito de aprender outro idioma.

A má notícia é que esses sinais podem indicar falta de vontade para trabalhar. A boa notícia é que muitos empreendedores passaram por alguns desses sinais, ou todos eles, e encontraram o caminho do sucesso.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

disse...

Desculpa, mas achei muito vaga essa história dos 6 pontos. Pode até ser que o cara seja uma mente altamente inquieta e criativa, mas vamos ser sinceros, a grande maioria é porque não quer trabalhar mesmo. Porque sempre tem como vc dar um jeitinho e melhorar o trabalho, e se num der pra melhorar o trabalho, arruma um projeto paralelo, um hobby, alguma coisa que desafie e dê prazer.

Bjo

Andarilho disse...

Concordo plenamente com o que vc diz, Má.

Mas veja, eu acho que esse texto do Max é direcionado mais pra uma reflexão pessoal do que pra ver quem é vagal.

Por exemplo, se você tem alguns desses pontos, talvez você esteja se achando um merd@ no trabalho, na vida, etc... Mas pode ser que vc esteja apenas postergando uma outra saída, como vc mesmo disse, um projeto paralelo, etc, que vai te levar pro alto e avante =D

Agora, quem é vagal, sabe que é vagal, não precisa de nenhum ponto. Pode até não admitir, mas no fundo, sabe que é... =P

CintiaYamane disse...

aah eu admito.. sou vagal sim!!!!
nao ganho para me matar no tyrabalho mesmo...