2009-09-16

Os principais erros a serem evitados na gestão da carreira - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/09/2009, com os 6 erros a serem evitados numa carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Os principais erros a serem evitados na gestão da carreira

sua carreira palmas
"Gostaria de saber os erros que devo evitar para construir uma boa carreira", diz um jovem ouvinte de 21 anos.

Vamos lá.

Primeiro erro: falta de planejamento. De modo geral, o brasileiro não é muito de planejar. Nós somos mais imediatistas e mais reativos, e é por isso que muita gente muda de emprego, mas não muda de patamar.

Mesmo para quem não é lá muito chegado num planejamento detalhado de longo prazo, é importante pensar no próximo passo com muito cuidado. Se as oportunidades não estão surgindo no trabalho atual, no mais das vezes, isso significa que deixamos de fazer alguma coisa para merecer uma oportunidade, e não que uma simples mudança de emprego irá resolver a situação.

Segundo erro: auto-indulgência. É atribuir aos outros os nossos problemas. Ninguém fica estagnado numa função só porque o mundo não é justo, ou a chefia é incompetente, ou os colegas são invejosos. Quando algo não acontece, é porque deixamos de fazer algo que deveríamos ter feito.

Terceiro erro: esquecer os contatos. Muita gente assim que consegue um emprego, deixa de se comunicar com antigos colegas, como se nunca mais fosse precisar deles.

Nós somos rapidamente esquecidos, a não ser que façamos com que as pessoas se lembrem de nós. Um email por quinzena já mantém os contatos ativos, mas não aqueles emails com piadas ou fotos, que são enviados para uma lista de 50 pessoas.

Quarto erro: não se atualizar. As boas empresas estão exigindo cada vez mais dos candidatos a emprego. Ficar 3 anos sem fazer nenhum curso, mesmo que seja um curso rápido de especialização, faz com que um profissional seja ultrapassado pelos concorrentes.

Quinto erro: esconder-se. Uma empresa é feita por pessoas que estão muito ocupadas com elas mesmas para prestarem atenção em nós. Por isso, temos que ressaltar o que fazemos bem-feito. É por não saber se autopromover, no bom sentido, que os competentes calados acabam tendo menos chances de ascensão.

Finalmente, sexto erro: não respeitar o chefe. Embora apareça em último lugar na lista, este é o primeiro erro que muito profissional comete. Por pior que seja a opinião que um subordinado possa ter do chefe, é preciso ter em mente que sem o apoio dele, a estrada da carreira será mais longa, mais lenta e mais cheia de obstáculos.

Ao nosso jovem ouvinte, eu diria que o simples fato de ele ter feito a pergunta sobre os erros, já é um primeiro e grande passo.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

disse...

Muito boa a dica. Às vezes a gente nem sabe que está cometendo um erro. Vou começar a me planejar e a fazer cursos, mesmo que curtos.

Bjo

Guto de Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guto de Oliveira disse...

ótimo post ... a gente tem a ilusão de que um novo emprego pode resolver todos os problemas ... onde podemos conseguir ascenção no emprego atual, aproveitando bem as oportunidades.