2009-09-09

Salário mais baixo em empresa de grande porte pode ser investimento na carreira - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/09/2009, sobre o salário inicial de um jovem em início de carreira, em uma grande empresa e em uma pequena empresa, e as suas diferenças.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Salário mais baixo em empresa de grande porte pode ser investimento na carreira

pequenas empresas grandes negócios
"Tenho 23 anos e estou avaliando duas propostas de emprego", escreve um felizardo ouvinte. "Uma é de uma empresa de pequeno porte, praticamente desconhecida no mercado, mas bastante sólida. E a outra é de uma empresa muito famosa, que tem milhares de empregados. As funções numa e na outra seriam equivalentes, mas para minha surpresa, na empresa grande o salário é mais baixo. Não tem alguma coisa errada nisso?"

Bom, em primeiro lugar, meus parabéns. Com tanta gente batalhando por um emprego, você conseguiu logo dois de uma vez. Mas vamos lá.

Como você deve saber, há uma diferença entre salário e compensação. Salário é o montante de dinheiro que você recebe no fim do mês, e que normalmente é um valor fixo. Compensação é o pacote que inclui, além do salário, os benefícios indiretos que a empresa oferece, e uma eventual remuneração variável por desempenho no final do ano, o chamado bônus.

É bem provável que ao fazer a conta pela remuneração e não pelo salário, você descubra que a diferença é menor do que parece.

Mas mesmo assim, como regra, empresas grandes, de fato, não pagam grandes salários para jovens em início de carreira. O primeiro motivo é a velha regra do mercado: empresas maiores atraem mais candidatos bem qualificados, e o preço cai porque há mais oferta do que demanda.

E o segundo motivo diz respeito ao status. Quem entra em uma empresa renomada, terá mais oportunidades futuras. Ou dentro da própria empresa, ou fora dela. De certa forma, os recém-contratados estão pagando para poder colocar no currículo, a grife de uma grande empresa. E por isso, a diferença salarial a menor pode ser considerada como um investimento.

A decisão do nosso ouvinte vai depender do que ele deseja para sua carreira. A empresa menor oferecerá mais estabilidade e menos oportunidades de grandes saltos. A empresa maior oferecerá mais oportunidades de crescimento, mas a concorrência por uma promoção será muito mais disputada. E a pressão no dia a dia, será muito maior.

Eu me arriscaria a dizer que a maioria dos nossos ouvintes optaria pela empresa maior. Porque é bem difícil que um jovem normal resista a uma boa grife.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

disse...

O melhor é ele dizendo: Meu filho, que cagão você é! O povo se matando por emprego e você aí em dúvida de qual emprego pegar!!!

Bjo

Anônimo disse...

Isso de valor de salário ás vezes é uma armadilha.
A maioria dos trabalhadores costuma valorizar muito o contra cheque,aquele valor exato escrito que ele vai receber no fim do mês, mas esquece que muitas vezes tem uma empresa que não paga TÃO bem, mas que tem um plano de carreira melhor, que tem outras coisas como flexibilidade em horário de trabalho,extras, planos de saúde e MUITO IMPORTANTE, um bom ambiente de trabalho. Eu já troquei emprego por outro que o salário era MELHOR, mas que no fim das contas se mostrou uma DROGA.

Abraço