2009-09-28

Sucesso e felicidade: cada um define conforme o próprio entendimento - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/09/2009, sobre os comentários que o comentário sobre o ouvinte feliz recebeu.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Sucesso e felicidade: cada um define conforme o próprio entendimento

dinheiro tempo chave sucesso
Ocasionalmente, um comentário meu acerta na veia. Foi o que ocorreu com o comentário do "ouvinte feliz", que fiz na semana passada. O influxo de mensagens de ouvintes foi anormalmente grande, o que me deixa feliz, tanto pelo número de opiniões, quanto pela possibilidade de poder usar a palavra influxo.

Para quem perdeu o comentário, ele nada mais foi do que a simples leitura da carta de um ouvinte que não está nem aí com cargo, título, poder, dinheiro, prestígio, fama, e outros chamarizes tão caros a quem possui muitas e grandes ambições profissionais.

O que mais me chamou a atenção é que nenhuma das mensagens veio de alguém que se sente infeliz no trabalho. Só gente feliz escreveu.

Perto de 90% das mensagens vieram de ouvintes concordando que a vida corporativa é mesmo uma máquina de moer carne e cérebro. São pessoas que, assim como o ouvinte feliz, optaram por uma vida tranquila, dentro das possibilidades financeiras que um emprego normal, de 8 horas diárias, pode proporcionar.

São pessoas cujos sonhos não dizem respeito a ganhar mais para ter mais. Os seus sonhos são idílicos: a alegria de conviver com a família e amigos, uma visão muito positiva da vida, e um distanciamento sem culpa, dos objetos cuja posse é sinônimo de status social, como carrões ou geringonças tecnológicas de última geração.

Mas 10% dos ouvintes que escreveram, pensam diferente. São pessoas que trabalharam e trabalham muito, como empresários ou como empregados. São profissionais que respiram seu trabalho e sua carreira, 18 horas por dia, 7 dias por semana. E que se sentem felizes e realizados por terem chegado aonde bem poucos profissionais chegaram ou chegarão.

Um dos ouvintes até enviou uma alentada lista de suas propriedades, móveis e imóveis, para demostrar que dinheiro, traz, sim, muita felicidade.

Da minha parte, é ótimo saber que existe tanta gente feliz no mercado de trabalho. Mas a conclusão me parece bem básica. Sucesso e felicidade são duas coisas que cada um define por seu próprio juízo.

Quem acorda de manhã, com plena vontade de viver o dia, está em paz com a definição que escolheu. Não importa qual seja o tamanho, nem de sua ambição futura, e nem de sua conta bancária presente.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

CintiaYamane disse...

n_n esse post serve pra alguem que eu conheço.. vou passar esse link pra ela =)