2009-09-04

Por que você saiu do seu último emprego? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/09/2009, sobre o que responder quando perguntado numa entrevista de emprego, as razões da saída do último emprego.

E para quem quiser saber mais sobre o assunto, há algum tempo atrás, o Max deu outros comentários sobre este mesmo tema nestes posts: Como responder porque você saiu do último emprego e O que responder sobre o porquê da saída do último emprego?.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Por que você saiu do seu último emprego?

homer simpson cartão vermelho
Acredito que a consulta de hoje poderá ser útil a quem pediu demissão e não sabe como explicar isso numa entrevista, quando surge aquela bendita pergunta: "Por que você saiu do seu último emprego?"

Vou usar como exemplo a consulta de um ouvinte, de 27 anos, que escreve: "Solicitei minha demissão porque não concordava com algumas políticas da empresa. Não que a empresa estivesse fazendo algo imoral, ilegal ou anti-ético. É que ela era devagar e embaçada. E por isso, eu me sentia meio parado, mal aproveitado e sem perspectivas. Essa situação foi diminuindo a minha motivação, até o dia em que finalmente decidi sair.

Não tive dificuldades para conseguir entrevistas, principalmente através de indicações de amigos. Mas ainda não consegui outro emprego e estou parado faz seis meses. Sou qualificado para as vagas que disputo, mas não consigo achar uma explicação para minha saída, que seja do agrado dos entrevistadores."


Muito bem. Eu vou lhe sugerir a única resposta capaz de aquecer o frio coração do entrevistador. Diga o seguinte:

"Eu cometi um tremendo erro ao pedir demissão. Como empregado, eu não tinha nada que discordar das políticas da empresa, porque fui contratado para executar essas políticas, e não para tentar mudá-las. Mas aprendi a minha lição e de agora em diante, quero fazer o que sou pago para fazer, entender e respeitar quem trabalha comigo, e só apresentar sugestões quando elas me forem solicitadas."

Ufa! Essa é uma confissão doída, mas ela convencerá o entrevistador de que ele não estará contratando alguém que poderá vir a pedir a conta novamente, em poucos meses. Eu também recomendo ao nosso ouvinte treinar bastante em casa, em voz alta, para que as palavras soem sinceras.

E para quem está naquele dilema, de pedir ou não demissão, de um emprego chato e sem futuro, a sugestão seria: não saia antes de conseguir outro emprego. No mínimo, para não ter que encarar a fatídica pergunta sobre o motivo da saída. É muito melhor e muito mais fácil poder dizer: "estou bem em minha empresa atual, mas essa vaga sempre foi o meu sonho."

E o entrevistador, do alto de sua experiência, pensará com seus botões: "Ah! Depois de tantos candidatos com histórias longas e mal contadas, finalmente aparece um que sabe enrolar com precisão e competência."

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: