2009-09-25

Carreira em Y não tem a ver com Geração Y - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/09/2009, sobre o que é a carreira em Y e o que é a geração Y.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Carreira em Y não tem a ver com Geração Y

caminho em Y
Uma consulta curiosa. "Tenho ouvido falar na geração Y e na carreira em Y. Uma coisa tem a ver com a outra?"

Não. É só uma coincidência no uso da letra Y.

A geração Y é a dos jovens que nasceram entre 1980 e 2000. E ganhou esse nome por razões alfabéticas. A geração anterior, a que veio ao mundo nos anos 60 e 70, já havia recebido o nome de geração X.

Como na álgebra o X representa a incógnita, e os jovens que chegaram à adolescência nos anos 70 e 80, eram, na época, uma incógnita para seus pais, que acusavam os filhos de desprezo aos valores seculares, o X foi usado para definir essa geração rebelde e contestadora.

A geração seguinte foi batizada com a letra seguinte, o Y. É a geração atual, dos jovens bem informados, tecnologicamente atualizados, capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo, extremamente questionadores e pouco pacientes para esperar que as coisas aconteçam em seu devido tempo, principalmente na vida profissional. É uma geração muito disposta a trocar de emprego ou a ter o seu próprio negócio.

Evidentemente, no mercado de trabalho, a pressa da geração Y está se chocando com o relativo pragmatismo da geração X, que ainda ocupa os principais cargos nas empresas e não consegue entender como um estagiário pode reclamar de falta de oportunidades, após apenas 3 meses de estágio.

uma carreira em Y é outra coisa. Excelentes profissionais, de qualquer idade, muitas vezes não têm como ascender na carreira, porque não há postos suficientes nos degraus do organograma que estão acima deles. Para não perder esses profissionais, as grandes empresas oferecem a eles melhores condições salariais e mais benefícios, para que eles continuem satisfeitos fazendo o que sabem fazer, e não peçam a conta.

Nas empresas que usam a carreira em Y, a diferença salarial entre um chefe não-Y e um subordinado Y, pode ser uma merreca, não mais que 5%.

Mas somente técnicos altamente especializados, cuja reposição seria complicada e demorada, é que são convidados a se tornar um Y. Funções de fácil reposição, continuam com a carreira em I. Aquela em que um subordinado pede um aumento e o chefe fala: "Iiiiihhh".

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

Lou disse...

nossa, sou da geração Y e tenho uma carreira Y..rsrs, meu chefe triplicou meu salario pra eu não sair da empresa qnd ia pedir as contas.

Andarilho disse...

O meu falou: 'quer sair, sai'.

CintiaYamane disse...

eu sou da geração Y... mas a carreira ta longe...
a minha chefe falou "filhinha, veja bem.. temos q ver que com toda essa crise, bla bla bla..."