2011-01-06

'Cadastrar currículo em sites na internet realmente funciona?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/01/2011, sobre se funciona cadastrar currículos em sites na Internet.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Cadastrar currículo em sites na internet realmente funciona?'

trabalhe conosco sites
"Minha dúvida é simples", escreve uma ouvinte. "Quando num site de uma empresa tem aquele quadrinho dizendo 'Trabalhe Conosco', isso quer dizer o quê? Porque eu já me cadastrei em um monte de sites e em cada um deles tive de preencher uma sucessão de campos com informações pessoais e profissionais. Ao final dessa trabalheira, tudo que recebi foram respostas automáticas vagas, do tipo 'Obrigado por se cadastrar'. Se a empresa não está interessada em contratar através do site, por que ela oferece essa opção?"

Bom, primeiro as boas notícias: a empresa está interessada. E agora as notícias menos alvissareiras. O número de vagas é muito menor do que o número de cadastrados. Recentemente eu conversei com a gerente de um banco, e ela me disse que a quantidade diária de inscrições através do quadrinho "Trabalhe Conosco" no site, chega quase a mil. O que significa que em seis meses, o banco já acumulou um número de cadastrados que é maior que o número de funcionários efetivos. E, como nossa ouvinte descobriu, a quase totalidade dos inscritos recebeu um "Muito Obrigado".

Agora vamos ver como a coisa funciona depois que uma pessoa aperta o "OK" final do cadastro. Imediatamente, o sistema lê as informações e as cruza com os dados das vagas em aberto. Esse cruzamento é feito através de palavras-chave: um curso, uma especialização, um idioma, o tempo de experiência prática, ou até mesmo, o local de residência, porque para certas funções, existem empresas que preferem contratar pessoas que morem na vizinhança.

E por que a empresa simplesmente não revela os pré-requisitos para as vagas em aberto, o que eliminaria o desperdício de tempo de quem não se enquadra no que é solicitado? A empresa não faz isso porque ela não sabe quais serão as vagas abertas nos próximos meses. E no fim das contas, o sistema é tão rápido, que tanto faz analisar cem ou mil currículos. O cruzamento é feito em poucos segundos, e os candidatos aceitáveis são convocados para entrevistas.

Outra coisa: na maioria das empresas, o banco de dados é zerado a cada seis meses. Então, quem se cadastrou e acredita que tem um currículo chamativo, precisa se recadastrar periodicamente. É preciso ter uma boa dose de paciência, mas o sistema do "Trabalhe Conosco", embora seja impessoal e vago, realmente funciona.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

O Divã Dellas disse...

ATENÇÃO AVISO IMPORTANTE: Seu blog acaba de entrar para a relação de leitura diaria, portanto, não nos decepcione. hahahaha
Brincadeira!
Mas a parte da leitura diaria foi sério.
Ah, outra coisa: O "Legal o Divã" lá no comentário do Post Dr Amor Responde no 3x Trinta, foi um elogio ao nosso blog? Se foi, saiba que ficamos lisongeadas. Se não foi, esqueça e vamos deixar o dito pelo não dito. hahahaha
Verônica