2011-01-23

Número de pessoas que se arrependem ao trocar de emprego é cada vez maior - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/01/2011, com sugestões para voltar ao emprego anterior.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Número de pessoas que se arrependem ao trocar de emprego é cada vez maior

placa retornar
A julgar pelo número de mensagens que me chegaram recentemente, de ouvintes que querem retornar ao emprego que deixaram, o índice de arrependimento parece que está aumentando. É claro que nem todo mundo que trocou de emprego está insatisfeito. Pelo contrário, a maioria deve estar feliz com a troca.

Porém, como uma porção cada vez maior de empresas está aceitando contratar profissionais que tiveram vários empregos em poucos anos, o resultado é que o número de mudanças aumenta. E a minoria de arrependidos também aumenta, em números absolutos.

E aí, a primeira empresa que vem à cabeça é exatamente a última. Aquela que tinha algumas coisas ruins, mas que comparada com a atual, já não parece tão ruim quanto parecia. E todas as mensagens que recebo terminam com a mesma pergunta: como voltar?

A minha primeira sugestão seria: não ligue diretamente para o ex-superior imediato. Arriscar uma ligação é uma loteria, porque não se sabe o que o antigo chefe pode estar pensando, ou qual será o estado de espírito dele no momento da ligação. E se ele estiver num mau dia? Pegá-lo de surpresa dizendo "Chefe, quero voltar", pode provocar uma reação negativa.

O melhor caminho é procurar um ex-colega de confiança. Tanto de quem deseja voltar, quanto do ex-chefe. Esse colega, que ainda está na empresa, pode escolher o melhor momento para chegar no chefe e dizer que você gostaria de reassumir o seu antigo posto. Assim, o colega poderá saber qual será a reação do chefe sem que os nossos ouvintes passem pelo dissabor de ter que ouvir a notícia em primeira mão se ela não for boa.

Ligar para um ex-colega e pedir a ele o favor de atuar como intermediário não é o fim do mundo. Se o chefe se mostrar irredutível, a vida continua. Se ele der uma abertura para uma conversa, meio problema estará resolvido.

Por isso, para quem está trabalhando e nem pensa em mudar de emprego, fica uma dica: crie uma relação profissional sólida com um colega em quem você confia. Esse é um investimento com retorno garantido. Um dia, um poderá precisar do outro. Só não se sabe quando esse dia chegará e quem irá precisar de quem.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: