2011-01-04

Como fazer para pagar as contas de início de ano? - by Mauro Halfeld

Transcrição dos comentários do Mauro Halfeld (site oficial) para a rádio CBN, do dia 04/01/2011, sobre as contas de início de ano.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Mauro Halfeld, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==================================================================================

Como fazer para pagar as contas de início de ano?

contas inicio de ano
Vale a pena pagar o IPTU e o IPVA à vista? E as mensalidades escolares? Para quem tem dinheiro aplicado, quase sempre, a resposta é sim.

Alguns estados oferecem 3% de desconto no IPVA. Parece pouco, mas não é. Você vai levar vários meses até conseguir acumular esse percentual de 3% numa aplicação de renda fixa depois de deduzir as taxas cobradas pelos bancos e o imposto de renda. Outros estados chegam a oferecer descontos bem maiores. Alguns chegam a 10%. Aí, não há dúvidas: pagar à vista é uma bela vantagem.

Já o IPTU é o imposto do município. Eu já vi cidades oferecendo até 20% de desconto para quem pagar à vista. É um convite imperdível para quem tem dinheiro aplicado.

O mesmo raciocínio é válido para o pagamento das escolas particulares. Muitas estão oferecendo desconto entre 5% e 15% para quem quiser pagar tudo à vista, como se fosse uma anuidade, ao invés de uma mensalidade. Geralmente é um bom negócio pro pai que é um investidor.

Pagar impostos e escolas à vista também é muito bom pra simplificar o controle das contas e pra aliviar o estresse das finanças no resto do ano.

Mas pra quem tem dívidas no rotativo do cartão do crédito ou no cheque especial, é preferível concentrar-se em zerar essas dívidas rapidamente. E aceitar pagar esses impostos de forma parcelada. Porque os juros desses produtos são muito mais altos do que o valor que se poderia obter com o desconto.

Mauro Halfeld, pra CBN.

Nenhum comentário: