2011-01-02

Filme: 15 Anos e Meio

Ao falarmos de cinema francês, associamos este mais a filmes dramáticos, profundos e intensos. Bem, este não é o caso de 15 Anos e Meio (ou 15 ans et demi no original), comédia familiar francesa extremamente leve e caricatural, indicada para aqueles momentos em que queremos mais é desligar o cérebro.

filme 15 anos e meio poster cartaz

15 Anos e Meio é a idade da jovem Églantine (a lindíssima Juliette Lamboley). Seu pai Philippe (Daniel Auteuil) é um renomado biólogo que mora e trabalha nos Estados Unidos, e eles não mantém muito contato. E é quando Philippe precisa voltar a França para tomar conta alguns dias de Églantine, que a história começa. As desavenças e diferenças entre um pai ausente que não sabe como ser pai de uma adolescente, e uma adolescente típica da sua idade, o que quer dizer egocentrada e egoísta.

filme 15 anos e meio
15 Anos e Meio é um daqueles típicos filmes em que pai e filha não se conhecem, mas acabam convivendo juntos e se entendendo. A diferença neste é que a partir de certo ponto, a dinâmica entre os dois personagens sofre uma "pausa", deixando de ser o foco do filme, e temos duas linhas narrativas, uma para o Philippe e outra para Églantine. Enquanto Philippe trabalha consigo mesmo para aprender a ser pai de uma adolescente (frequentando um curso para isso), enquanto divide seu tempo trabalhando na cura da calvice (já que os franceses perderam a corrida para o Viagra, o próximo el dourado da indústria farmacêutica são os cabelos), Églantine vive os típicos dramas adolescentes, entre amores e amizades, no melhor estilo "Malhação" de ser.

filme 15 anos e meio
Como já disse, o filme é bastante caricatural, tanto nas situações quanto nas interpretações. Em especial, Auteuil vive um Philippe totalmente caricato, que vive tendo conversas com seu amigo imaginário Einstein (!) enquanto se envolve em confusões e grandes trapalhadas, como diria o apresentador da Sessão da Tarde.

filme 15 anos e meio
E isso não é necessariamente nenhum demérito, já que filmes caricatos e os da Sessão da Tarde só têm fama de serem ruins porque a maioria efetivamente é. Mas não é o caso deste 15 Anos e Meio, que consegue ser simpático, mesmo navegando por clichês. E isso se deve em grande parte, ao carisma da dupla de protagonistas, Auteuil e Lamboley.

Enfim, 15 Anos e Meio é um filme simpático, uma comédia bobinha que só renderá litros de gargalhadas se você tiver no máximo, a idade mental do título (ou se se dispuser a baixar o seu nível de crença/crítica). Longe de ser memorável (no sentido bom e ruim), o filme tem uns bons momentos. E é uma boa oportunidade para desmanchar o clichê do cinema sisudo francês.

Trailer legendado:



Para saber mais: texto no Cenas de Cinema.

Nenhum comentário: