Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/01/2011, sobre se vale a pena fazer um curso superior.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Vale a pena fazer faculdade?'
Pergunta intrigante de um ouvinte: "Vale a pena fazer faculdade?" E aí ele explica: "Tenho 24 anos e ganho bem, perto de 3 mil reais por mês. Além disso, trabalho em uma empresa que me dá uma certa estabilidade, e consegui essa situação sem ter um curso universitário. Seria mais recomendável eu guardar dinheiro hoje, para garantir uma melhor qualidade de vida no futuro? Já conversei com meu chefe e ele mesmo me falou que ter faculdade não é garantia de salário maior. Então eu pensei: não posso sair dessa empresa porque não conseguiria um emprego que me pagasse tão bem. Mas também não adianta estudar porque não vou ganhar mais."
Vamos lá, por partes. O primeiro ponto é que seu chefe está desinformado. Existem estatísticas mostrando que, na média, quem tem um curso superior ganha mais do que alguém que não tem. E quem tem uma pós-graduação ganha mais do que alguém que só tenha faculdade. Cada curso corresponde a um aumento de cerca de 15%. Isso, bem explicado, na média. Nos extremos, sempre haverá alguém com uma pós-graduação ganhando uma miséria. E alguém sem curso superior ganhando bem, como é o caso do nosso ouvinte.
O segundo ponto é a frase meio solta, que o ouvinte colocou no fim da mensagem, esclarecendo que não pode sair da empresa atual porque não conseguiria outro emprego que pagasse o que ele ganha hoje. É exatamente isso. Se saísse, ele iria enfrentar a média do mercado, e teria que concorrer a uma vaga com candidatos que tivessem curso superior.
E o terceiro ponto é que o ouvinte está correto em mencionar que tem "uma certa" estabilidade. para mim, no mercado de trabalho, a palavra "certa" sempre soa mais como um aviso de precaução do que como uma garantia de segurança. O nosso ouvinte deve estar imaginando que a sua situação atual não sofrerá alterações durante os próximos anos, algo que é, no mínimo, tremendamente otimista. Daqui a dez anos, nosso ouvinte terá apenas 34 anos. Hoje, muita gente com essa idade, ou com mais idade, está se lamentando por não ter feito um curso superior quando tinha 20 anos.
Eu sugiro que nosso ouvinte reconsidere a sua posição de abrir mão do estudo. Antes que ele perca a certa estabilidade e atinja uma certa idade.
Max Gehringer, para CBN.
3 comentários:
Nem li o texto, minha resposta é sempre curta e grossa:
dependendo do curso, NÃO.
Claro que estamos no Brasil, país que ainda supervaloriza formação superior, blá blá blá [apesar de que né, tem gente com curso superior vendendo hot dog na praia, então]
Sei lá. Dependendo do curso, não.
Invista numa previdência privada ou numa aplicação financeira qualquer. Cursar facu é como apostar na loteria; você pode ter sorte e conseguir um bom emprego ou jogar quatro anos na privada, além claro, da grana paga.Tem muita gente despreparada cursando faculdade na esperança de mudar de vida. Porém, acabam se deparando com frustrações ao concluir o curso por motivos diversos. A pior coisa é jogar dinheiro fora, principalmente quando a pessoa"vai na onda" dos outros achando que fulano tá se preparando para o futuro. Pense nisso!
bom moro em cidade universitária e não vejo pq não fazer faculdade pq quanto maior a cidade mas oportunidade de emprego vai ter para o estudante por outro lado acho que se cidade for pequena invertir em outra cidade ou um microempreendimento... essa e aminha opinião!!!!
Postar um comentário