O artista alemão (atualmente residente na Inglaterra) Alexander Korzer-Robinson pega velhos livros (geralmente descartados, segundo o próprio), e recorta as páginas, tirando todo o texto e deixando apenas algumas ilustrações originais (na mesma posição que teriam na página).
O resultado é parecido com uma colagem em 3D, ou um mosaico formado pelas ilustrações. Depois de selecionadas quais ilustrações aparecerão (algumas ele retira junto com o texto), o livro é fechado e lacrado. Nas palavras do artista:
Ao nos lembrarmos dos livros do nossos próprio passado, certos fragmentos ficam na memória, enquanto outros somem com o tempo - frases e passagens, imagens mentais que criamos, os sentimentos provocados pelas histórias e os pensamentos que essas nos inspiraram. Em nossa memória criamos uma nova narrativa desses fragmentos, às vezes indo para longe do conteúdo original. Esse é, de fato, o mesmo jeito com que lembramos da nossa vida - uma narrativa constantemente mudando formada por nossos fragmentos. (...)
Através do trabalho artístico, esses livros, tendo arrancandos seus aspectos utilitaristas pela passagem do tempo, ganham um novo propósito. Eles não são mais ferramentas para aprender sobre o mundo, mas um meio um indivíduo ganhar um insight de si mesmo.
Veja uma pequena amostra de suas obras:
No site oficial do artista Alexander Korzer-Robinson tem muito mais imagens.
Dica via Zupi.
2 comentários:
doeu mesmo... ficou bacana, mas eu prefiro ler o livro do q ver a arte.
pq ele não tenta fazer isso num ipad?
Interessante mesmo. E original!
Vou encaminhar o link para Guarda Belo, ele vai gostar.
Beijos, ótimo final de semana,
Bela - A Divorciada
PS: Todas estamos com saudades de vc lá no blog. Seus comentários fazem muita falta. De verdade.
Postar um comentário