2011-01-05

'Meu chefe acredita que mereço aumento, mas meu salário continua o mesmo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/01/2011, sobre um aumento de salário duro de sair.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu chefe acredita que mereço aumento, mas meu salário continua o mesmo'

aumento salário
"Não sei se o meu caso é comum, mas acho que não", escreve uma ouvinte. "É o seguinte: eu acredito que mereço um aumento. Até aí, sei que faço parte da imensa maioria, porque todo mundo que eu conheço acha que merece ganhar mais do que ganha. Acontece que meu chefe concorda comigo. E eu acredito que são poucos os chefes que aceitam os argumentos dos subordinados quando o assunto é aumento salarial. Todas as vezes que eu demonstrei para o meu chefe os motivos que eu teria para ganhar mais, ele me deu inteira razão. Falou que meu salário, de fato, estava defasado, que aquilo não podia continuar assim e que ele iria resolver a situação.

Isso deve ter acontecido pelo menos umas cinco vezes só no ano passado. Só que, na prática, meu chefe não fez nada. A cada vez que volto ao assunto, ele diz que está cuidando do meu caso e que irá resolvê-lo. No começo eu acreditava, mas comecei a desconfiar que meu chefe está adotando a tática do cinismo. Ao concordar com o que eu falo, ele me deixa tranqüila por mais um ou dois meses. E vai repetindo a mesma artimanha a cada novo pedido meu. Minha dúvida é: estou enganada com relação a meu chefe ou estou sendo enganada por ele?"


Vamos começar pela primeira hipótese. Digamos que seu chefe está realmente fazendo tudo o que está ao alcance dele para lhe conceder o aumento. Nesse caso, ele estaria trombando com os superiores dele. E seu chefe não quer transferir para você essa rusga interna de hierarquia.

Agora vamos à segunda hipótese, a de que seu chefe está enrolando você. Se for isso, ele tanto pode ser cínico, como você desconfia, ou então ele acha que você faz um bom trabalho, é eficiente, mas na verdade não merece um aumento. Só que ele não quer lhe dizer isso claramente para não deixar você desmotivada.

Qualquer que seja o motivo, o que você deve fazer é começar a participar de processos em outras empresas. Se eventualmente você conseguir uma proposta melhor, você irá descobrir quais são as verdadeiras razões por trás das atitudes de seu chefe. Ou ele usará a proposta para pressionar os superiores dele ou ele finalmente entenderá que você merece mesmo um aumento, ou ele lhe desejará boa sorte no novo emprego.

Uma coisa, porém, é certa. Um aumento não demora um ano para ser decidido. Se você não fizer mais nada além de continuar insistindo, vai passar outro ano na dúvida.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

bem, concordo, é preciso correr, porque se deixar passar mais um ano dessa forma vai continuar pedindo e ele prometendo.