2011-01-02

Filme: Skyline - A Invasão

Antigamente, reconhecia-se um filme B logo de cara. Devido ao baixo orçamento, as próprias imagens eram de menor qualidade. Hoje em dia, com a tecnologia correndo a passos largos, um filme B pode ser graficamente tão bom quanto qualquer filme milionário. Infelizmente, nem sempre (ou muito raramente) isso é suficiente para fazê-lo ser um bom filme. Este é o caso de Skyline - A Invasão (ou apenas Skyline no original).

filme skyline a invasão poster cartaz

Com um baixo orçamento para os padrões de Hollywood, Skyline - A Invasão consegue entregar efeitos especiais convincentes, cenas de ação bem feitas, e sobretudo, um design alienígena bacana, apesar de muito inspirado (ou seria chupado mesmo) do design de outro filme dirigido por irmãos, Matrix. A semelhança das naves voadoras com tentáculos é visível.

filme skyline a invasão
E é no campo visual que Skyline - A Invasão tem o seu maior auge e único. Se a história em linhas gerais é uma velha conhecida (em Los Angeles, um bando de pessoas tenta sobreviver a uma invasão alienígena), os detalhes são tão inverossímeis quanto extraterrestres com alergia a água (mas sem o fundo psicológico/místico de Sinais). Desta vez, os alienígenas estão aqui na Terra para abduzir e sugar todos os humanos, em busca de cérebros. Seriam aliens zumbis? Cérebrooo...

filme skyline a invasão
Tirando esses "detalhes", não dá pra dizer que o drama humano na história é melhor. A história dos sobreviventes no apartamento são bem fracas ou inexistentes, tanto que a vontade é de estar em casa pra apertar o fast forward nas cenas puramente humanas, como o pequeno flashback que acontece logo no início do filme, que gasta bons minutos sem estabelecer quase nenhum fundo para os personagens (exceto o protagonista e sua namorada, que revela estar grávida, no melhor estilo clichê de vômito e enjôo).

filme skyline a invasão
Com atuações fracas (o que dá mais vontade ainda de torcermos pros alienígenas pegarem logo aqueles humanos de merd@), Skyline - A Invasão só se destaca mesmo pelo visual. Neste quesito não dá pra reclamar, com a fotografia do filme sendo muito boa, sempre tendendo para os tons azulados do "raio mortal alienígena", e com a câmera na mão em diversos momentos, criando tensão.

filme skyline a invasão
Enfim, este filme dos irmãos Strause pode até não aparentar ser um filme B, mas fora o visual, tem todos os requisitos para tal. Só recomendo ver Skyline - A Invasão se você quiser dar uma conferida no design das criaturas/naves e nos efeitos especiais. Por isso, o melhor mesmo é ver aquela cópia da locadora do Paulo Coelho (torrent) e dar um fastforward quando os humanos aparecerem.

Trailer:



P.S. Os créditos finais mostram um pouco mais da história, usando ilustrações/animação, mas é algo tão... blergh, que sinceramente, não vale o tempo.

Para saber mais: crítica no Omelete.

Um comentário:

Ju ♥ disse...

só pelo eric já vale ver o filme, mesmo q seja uma merda...