2011-08-16

'Para que serve um estagiário?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/08/2011, sobre o papel do estagiário.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Para que serve um estagiário?'

estagiário abusado
"Gostaria de saber para que serve um estagiário?", pergunta um ouvinte após desancar a empresa em que está fazendo estágio. Vamos lá.

Um estagiário é um jovem que passar por uma infinidade de testes orais e escritos, cuja finalidade é descobrir quem consegue se sair bem numa infinidade de testes orais e escritos. Ao ser admitido, o estagiário descobre que esses testes terão tanto a ver com suas atividades quanto um pijama tem a ver com uma festa de formatura.

Espera-se do estagiário, acima de tudo, entusiasmo. Quando alguém lhe pede para requisitar uma caixinha de clips, o estagiário deve reagir como se a NASA tivesse lhe pedido para fazer os cálculos de deslocamento da primeira nave tripulada para Marte.

Mas o que mais tira o estagiário do sério é o que chamamos de síndrome da adolescência. Quando um adolescente faz uma coisa adulta, sempre aparece alguém para dizer que ele ainda é muito criança para fazer aquilo. E quando ele se comporta como criança, sempre aparece alguém para dizer que ele já está crescido e precisa aprender a agir como um adulto.

O estagiário passa pelo mesmo processo. Se ele tenta falar sério e apresentar sugestões criativas, alguém lhe dirá que estágio não é emprego. Se ele se acomoda e só faz o que mandam, alguém lhe dirá que ele é um potencial diretor da empresa e precisa se esforçar mais. Se o estagiário trabalhar apenas as horas previstas no contrato, vão dizer que ele não é comprometido. Se decide esticar o horário, vão dizer que a lei não permite.

Em resumo, um estagiário é alguém que um dia será gerente. E aí poderá fazer o que se espera de um verdadeiro gerente: contratar um estagiário. Para poder dizer a ele que também começou como estagiário e que a experiência lhe ensinou uma lição muito valiosa: que estagiário não tem razão, principalmente quando está certo.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Júlio Tablas disse...

Além de raso e ofensivo, esta pergunta demonstra o total despreparo e preconceito por parte de quem a fez. Falta consciência e humildade. Qualidades que, com certeza, qualquer estagiário tem.