2011-08-02

'Fiquei três anos estudando para concursos e não consigo mais emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/08/2011, sobre o que falar numa entrevista de emprego após passar alguns anos somente estudando para concursos e não ter conseguido passar.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fiquei três anos estudando para concursos e não consigo mais emprego'

estudando concurso público
Faz três anos um ouvinte decidiu deixar o emprego e se dedicar somente a estudar para concursos públicos. Segundo diz o ouvinte, essa não foi uma decisão errada, foi uma decisão certa que não deu o resultado esperado, porque ele não conseguiu passar em nenhum dos concursos que prestou.

Agora, aos 27 anos, a situação dele mudou. Os pais, que vinham dando apoio moral e financeiro ao nosso ouvinte, começaram a insistir para que ele voltasse a procurar um emprego e desistisse dos concursos.

O nosso ouvinte concordou que essa seria a melhor solução, mas as entrevistas que ele fez até agora, todas elas conseguidas por indicação de amigos, deram em nada. "Parece", diz o ouvinte, "que os entrevistadores conduzem a entrevista sem qualquer interesse, como se a decisão de não contratá-lo já estivesse tomada antecipadamente". E ele pergunta: que rumo tomar?

Eu vou tentar explicar o que se passa na cabeça do entrevistador. Há 3 anos, o nosso ouvinte decidiu que não queria mais continuar trabalhando em empresas. Agora ele está tentando retornar não porque se arrependeu da decisão tomada, mas porque não conseguiu atingir o objetivo.

Como o nosso ouvinte mesmo afirmou, "trocar o emprego pelos concursos foi uma decisão certa". Talvez até tenha sido. Mas, para o entrevistador, é como se o nosso ouvinte estivesse dizendo: "Bom, já que não consegui o que queria, aceito o que não gostaria."

A minha sugestão é que o nosso ouvinte mude o discurso. E confesse ao entrevistador que perdeu três anos na vida profissional, mas que está disposto a começar tudo de novo, mesmo que seja numa função e com um salário inferiores ao que tinha há três anos.

Se isso for dito com sinceridade, o entrevistador se convencerá. Mas, para conseguir convencer o entrevistador, o ouvinte precisa, primeiro, convencer a si mesmo.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: