2011-08-23

'Qual a idade ideal para conversar com o filho sobre o futuro?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/08/2011, sobre a educação dos filhos no tocante à carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Qual a idade ideal para conversar com o filho sobre o futuro?'

educação pais e filhos
Um ouvinte pai pergunta: "Qual é a idade certa para começar a conversar com os filhos sobre a carreira profissional deles?"

Apesar de gostar de dar respostas específicas, eu não creio que essa pergunta possa ser respondida com um número ou mesmo com uma faixa etária. Essa conversa sobre o futuro profissional dos filhos faz parte do processo de educação que os pais decidiram adotar.

Alguns pais conversam sobre todos os assuntos, mesmo os mais difíceis de abordar, como sexo, drogas e rock and roll, desde o dia em que os filhos deixam de usar fraldas. Outros pais preferem dar tempo ao tempo e responder as dúvidas aos filhos no instante em que elas aparecem.

Mas, no tocante à carreira, há algo que vale a pena mencionar. Crianças tendem a aprender muito por observação. Se um pai, ou uma mãe, ou ambos, chegam do trabalho e começam a fazer críticas pesadas sobre a empresa ou os colegas, pode até parecer que o filho pequeno não está nem aí com a conversa, mas certamente alguma coisa ficará gravada naquela cabecinha.

Se essas críticas forem contínuas através os anos, pode acontecer do filho crescer com receio de enfrentar o mercado de trabalho. E aí, ele tentará adiar o máximo possível a hora de procurar o primeiro emprego. Nesse caso, uma tática usada é continuar apenas estudando. Pode ser que o filho deseje estar extremamente bem preparado antes de começar a trabalhar. Mas, também pode ser que ele esteja apenas evitando esse começo.

Já os pais que diariamente transmitem experiências positivas sobre o dia de trabalho, provavelmente encontrarão menos resistência de parte dos filhos. E quase certamente, os filhos terão como primeira escolha as carreiras dos próprios pais.

Em resumo, a conversa influi, mas o exemplo desde cedo, influi muito mais.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: