2011-08-09

'Existe fórmula que relacione salário e idade?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/08/2011, com uma fórmula aproximada que relaciona salário e idade.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Existe fórmula que relacione salário e idade?'

salário cofre porquinho quebrado
"Sempre fico em dúvida se ganho bem ou mal", escreve um ouvinte. "Existe alguma fórmula que relacione salário e idade?"

Não que eu saiba, mas é possível extrair uma. Não é uma fórmula científica, mas é uma referência aproximada da realidade no mercado de trabalho.

Temos que levar em conta dois fatores. O primeiro é geográfico: existem diferenças razoáveis entre as regiões do Brasil. E o segundo é acadêmico: quem tem mais estudo, tende a conseguir melhores salários.

Existe também o fato de que um salário não é uma linha reta ascendente. É mais uma série de degraus: o profissional chega a um patamar, fica nele durante algum tempo e depois dá um salto.

Então, vamos aos números de referência.

Dos 20 aos 24 anos, multiplique a sua idade em meses, por 7. Por exemplo, se você tem 22 anos e 8 meses, ou 272 meses de idade, deveria estar ganhando por volta de 1900 reais por mês. Isso é um salário um pouco acima da média do mercado. Metade disso significa que você ainda não decolou. Mais do que isso, significa que você começou muito bem.

Dos 25 aos 30 anos, multiplique os meses de vida por 10. Se você tem 29 anos, o seu salário deveria estar por volta dos 3500 reais.

Dos 31 aos 40 anos, multiplique por 15.

E dos 41 aos 50, multiplique por 20. Então, aos 49 anos, o salário deveria estar por volta de 12 mil reais.

Em qualquer dos casos, se o salário real for o dobro do salário teórico encontrado, o profissional pode se considerar muito bem sucedido. Se for o triplo, aí ele chegou aonde só 1% dos profissionais brasileiros consegue chegar.

É bom lembrar que essa fórmula leva em conta apenas o dinheiro, que não é sinônimo de felicidade. É apenas sinônimo de carreira bem administrada e oportunidades bem aproveitadas.

Max Gehringer, para CBN.

4 comentários:

O Divã Dellas disse...

Rapaz, legal esse questionamento.

Bem esclarecedor esse post

O que ainda acontece em muitas empresas, infelizmente, é o apadrinhamento. Empresas ignoram plano de carreira e função que o colaborador exerce e seu salário é relativamente proporcional ao nível de amizade que tem com diretor ou sócio majoritário, e muitas vezes é inversamente proporcional ao nível de qualidade do seu trabalho... Triste realidade!

Beijos, Andarilho!

Verônica

Anônimo disse...

to com 19 e recebendo 2500... pelo menos em alguma coisa me sai bem hahah

Lucas CR disse...

Sou muito bem sucedido! Rumo ao 1%! 17/10/2015

Anônimo disse...

19 anos ganhando 4700, estou bem kkk.