2012-04-18

'Qual o tempo ideal para se permanecer em uma empresa?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/04/2012, sobre qual seria o tempo ideal para se permanecer em uma empresa. (Se o assunto interessar, leia também: Qual é o tempo mínimo que se deve permanecer em um emprego?)

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Qual o tempo ideal para se permanecer em uma empresa?'

tempo relógio

Pergunta de um ouvinte: "Qual é o tempo ideal para se permanecer em uma empresa?"

Resposta: 45 anos. Imagine que você seja contratado como estagiário, receba ajuda para fazer cursos, seja tratado com respeito, tenha uma remuneração adequada e vá galgando posições até chegar a presidente. Por que você sairia de uma empresa assim?

Na verdade, a resposta à sua pergunta é que não existe um tempo ideal; existe a empresa ideal. O problema é que bem poucas empresas que foram ideais há 40 anos, continuam sendo ideais nos dias de hoje. Algumas até nem existem mais.

Por isso, o tempo para permanecer em uma empresa depende não apenas de fatores ligados à própria empresa, como também depende da personalidade de cada um. Tem gente que é irrequieta por natureza, e não aguentaria passar décadas trabalhando sempre no mesmo lugar. Na verdade, tem gente que não aguenta nem um ano. Por outro lado, há profissionais que acreditam que a estabilidade é uma benção ou têm medo de arriscar uma mudança. O pessoal do primeiro grupo sai mesmo quando a situação é boa. E o do segundo grupo permanece mesmo quando ela momentaneamente deixa de ser.

Por isso, duas coisas influem na decisão de mudar. A primeira é uma mistura de ambição e otimismo. É acreditar que a situação está boa, mas que ficará ainda melhor com uma mudança.

E a segunda é a avaliação racional da empresa em relação ao mercado. Ela paga bem? Oferece oportunidades a quem merece? O ambiente de trabalho é bom? Minha experiência me diz que quando alguém faz a pergunta que o nosso ouvinte fez, qualquer que seja o tempo de casa, é porque a resposta para uma dessas questões, ou duas delas, ou as três, é não.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Unknown disse...

mUITO BOM O POST.