2012-06-29

'Estou desempregado e não tenho nem motivação para ler' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/06/2012, sobre um ouvinte que foi despedido e que está deprimido.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou desempregado e não tenho nem motivação para ler'

snoopy escrevendo livro

Um ouvinte escreve: "Estou entre empregos, o que é uma maneira menos dolorosa de dizer que fui dispensado. Já fiz tudo o que alguém faria nessa situação: currículos, cadastros, contatos e por aí vai. Porém, eu nunca havia ficado desempregado na vida e nunca pensei que fosse ficar. Tenho tentado ler, porque sempre gostei muito de ler, mas nem isso eu consigo fazer. Talvez eu não esteja escolhendo os livros certos. Você teria alguma sugestão?"

Vamos lá. Você está tendo que lidar com dois sentimentos chatos. A angústia, que é o desespero para que algo aconteça rapidamente, e a frustração, que é o desespero porque nada acontece. Juntos, eles levam à depressão.

Uma dica que eu lhe daria seria a de prestar serviço voluntário sem remuneração. Além de se sentir útil, conviver com pessoas ajudaria o tempo a passar mais rapidamente.

E quanto aos livros, eu teria uma sugestão diferente. Não leia, escreva. Quando estamos lendo um livro para desviar a atenção de algo que nos atormenta, nossos olhos passam pelas letras sem que o conteúdo fique registrado. Já escrever é diferente, porque nós nos concentramos muito mais escrevendo do que lendo.

Escolha um momento bom da sua vida. Um que lhe deu satisfação e fez você se orgulhar de si mesmo. Descreva a situação e todos os detalhes que levaram a uma conclusão feliz. Nem precisa ser algo ligado a trabalho, mas se for, é melhor. Ao reviver seus momentos de sucesso pessoal, você perceberá que acertou muito mais do que errou. E que seu baixo-astral atual é apenas um contratempo passageiro.

Depois guarde tudo o que você escrever. Um dia, talvez você até considere publicar um livro, explicando a quem estiver desempregado, que não existem momentos perdidos na vida. Existem apenas momentos dos quais nós não soubemos tirar o melhor proveito.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Gostei da dica, nunca tinha pensado por esse ângulo que escrever fosse melhor em situações de angustia.
Bjs e ótimo fds!