2012-12-01

Filme: Branco Como a Neve

Apesar de ser curto (tem menos de 80 minutos), o filme turco Branco Como a Neve (no original Kar Beyaz) parece maior. Efeito que é criado não apenas pelo seu ritmo, lento e intimista, mas também pelo tamanho dos dramas de seus personagens.

filme branco como a neve kar beyaz turquia poster cartaz

Branco Como a Neve nos apresenta o jovem menino Hasan (Hakan Korkmaz), morador de uma pequena vila no interior da Turquia. Depois do seu pai ter sido preso (por motivos nunca inteiramente explicados), a mãe de Hasan (Sinem Islamoglu) tem que sair de casa para trabalhar, numa outra vila, cuidando de uma velha senhora, e deixando Hasan responsável pela casa e pelos seus dois irmãos menores. Para arranjar algum dinheiro, Hasan caminha pelas montanhas e florestas até um posto de descanso no meio da estrada, onde tenta vender ayran (uma bebida a base de yogurt) para os viajantes que param por ali.

filme branco como a neve kar beyaz turquia

O filme todo se passa em apenas um único e fatídico dia de inverno, com a paisagem de um predominante branco de neve, e através de flashbacks é que somos apresentados à história. Além do drama familiar de Hasan, ainda somos apresentados a dramas de outros personagens, como o rapaz (Ziver Armagan Acil) que trabalha como recepcionista no posto (que espera por uma carta de amor) ou o passageiro anônimo (Kaya Akkaya) que, desconfortável, tem que ir a uma distante vila fazer um trabalho, ou ainda o velho Ruhan Odabas, que assim como Hasan, atravessa distâncias para ir ao posto tentar vender algum produto.

filme branco como a neve kar beyaz turquia

Branco Como a Neve, adaptado de um romance de Sabahattinn Ali e dirigido e roteirizado por Selim Gunes, tem um ritmo lento e intimista, onde planos abertos enfatizam a natureza e a sua impiedosa indiferença com os seres humanos. Nestes planos, onde a cor branca impera pelas camadas profundas de neve, são mostrados os pequeninos personagens humanos solitários percorrendo as distâncias, colocando um peso a mais no drama, especialmente de Hasan, que carregando o pote de ayran, parece carregar um peso maior do que deveria suportar, tanto metaforicamente quanto na realidade.

filme branco como a neve kar beyaz turquia

Branco Como a Neve tem ótimas atuações, e destaca-se a atuação do jovem Korkmaz com seu Hasan, que mostra-se ao mesmo tempo como uma criança amadurecida a força pelas circunstâncias (e a cena da revista em quadrinhos que se perde na correnteza é a síntese simbólica de tudo isso: a inocência que se vai, ao mesmo tempo em que o garoto não chora pela perda, mas apenas aceita o destino), assim como ainda no íntimo, preserva a falta de maturidade (como a insistência em ficar no posto tentando vender pelo menos um copo do iogurte, mesmo que a noite e seus perigos se aproximem).

Apesar de alguns clichês (como a insistência em denunciar o perigo iminente, na forma dos uivos dos lobos, ou o vermelho do sangue contrastando com o branco da neve num cavalo atacado, ou ainda o pressentimento de alguns personagens quanto ao drama que se aproxima), o filme se mostra bastante eficiente em nos comover, fazendo com que torçamos pelos personagens, mesmo que saibamos que as chances de um final feliz são inexistentes (algo que pode ser inferido tanto pela sinopse quanto pelo trailer).

filme branco como a neve kar beyaz turquia

Branco Como a Neve pode não ser um filme tecnicamente perfeito (apesar da fotografia ser boa, especialmente nas condições adversas em que foi filmado), mas é um drama interessante, que ainda tem a vantagem de mostrar (para nós, ocidentais) que, mesmo do outro lado do mundo, alguns dramas são universais. O filme não amarra todas as pontas, aliás, deixa várias soltas (como o porquê do pai de Hasan estar preso ou porque o incômodo do trabalhador em ir até aquele fim de mundo trabalhar), mas essas pontas soltas não incomodam tanto (afinal, o que mais existe na vida real são pontas soltas).

Enfim, Branco Como a Neve é um bom drama. É também uma boa oportunidade para conhecer um cinema diferente daquele a que estamos habituados, assistindo a um filme da Turquia. É o aspecto curiosidade que contrabalanceia toda a tristeza dos personagens do filme.

Trailer (legendado em inglês):



Para saber mais: site oficial do filme Kar Beyaz em inglês.

Um comentário:

Unknown disse...

hi andarilho... i have come across your review. first of all thank you. ı am also sharing on our web site. pls kindly be advised... by the way my second film is just completed. here with below is instagram links. if you want you can follow it up... best regards...
www.instagram.com/duskirginlari/