2013-04-04

'Existem cursos para pessoas tímidas?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/04/2013, sobre pessoas tímidas e como elas podem se comportar numa entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Existem cursos para pessoas tímidas?'

entrevista de emprego timidez tímida

"Sou extremamente tímida", uma ouvinte confessa. "Depois de uma entrevista de emprego fico pensando nas respostas que poderia ter dado, mas não dei. Por isso, sempre acabo indo mal. Existem cursos para pessoas tímidas?"

Vamos lá. A timidez não é uma doença, nem é um defeito. É um traço de personalidade. A palavra "timidez" derivou da palavra "temor". O tímido tem dificuldade para se expressar porque tem receio da reação dos outros. E a única maneira de combater o medo é com a coragem.

Você pode começar demonstrando um pouco de coragem em sua próxima entrevista. Comece dizendo que você é tímida, que está tentando superar esta dificuldade e que o trabalho que você poderá apresentar será bem melhor do que as respostas que você irá dar durante a entrevista.

Você irá notar, para sua felicidade, que o entrevistador não irá censurá-la por isso, nem irá terminar a entrevista e lhe dizer que detesta gente tímida. Talvez ele mesmo também seja ou tenha sido tímido. Além disso, existem empresas que preferem contratar pessoas introvertidas, porque elas tendem a se concentrar mais no trabalho.

Na maioria dos casos de timidez, a solução não vem de uma vez só. Vem passo a passo. É verdade que para um tímido o primeiro desses passos parece ter um quilômetro. Mas se ele for dado, o passo seguinte terá só 500 metros e irá gradativamente diminuindo.

Finalmente, o número de pessoas tímidas é muito maior do que parece. E você é mais normal do que pensa que é. A história da humanidade está cheia de generais que foram tímidos e mesmo assim conseguiram grandes conquistas. A sua missão é bem mais simples. Você só precisa conquistar um emprego.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

CintiaYamane disse...

Curso não sei, mas existe um remédio chamado TEQUILA! Uma ou duas doses e a timidez vai ficando pra trás n_n

Andarilho disse...

Não é uma boa ideia se a pessoa estiver indo fazer uma entrevista de emprego.