2015-06-10

'Mudo ou não com a empresa para outro estado?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/06/2015, com um ouvinte que está em dúvida se muda com a empresa para outro estado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Mudo ou não com a empresa para outro estado?'

mudança de endereço

Um ouvinte escreve: "Minha empresa anunciou que irá transferir o escritório para outro estado. Aqueles de nós que desejarem mudar para o novo local estão convidados. E quem não quiser ir, será demitido. Esse é o meu dilema. A empresa paga salários muito bons e não creio que conseguirei algo na mesma faixa se decidir ficar. Por outro lado, caso aceite mudar, vou ter despesas que não tenho aqui. O que seria melhor para a minha carreira?"

Bom, se você não tem restrições familiares e a empresa tem se mostrado um bom lugar para trabalhar, o melhor seria você ir. Caso não dê certo, você sempre poderá voltar. E se não for e arrumar outro emprego ganhando menos, você ficará se lamentando todos os dias por não ter arriscado.

Há, porém, um detalhe a ser considerado. Quando um empregado é transferido para outro estado, a lei trabalhista determina que ele receba um reajuste, exatamente para poder arcar com as despesas extras a que você se referiu. Se a sua empresa ainda não mencionou esse ponto, seria prudente você perguntar.

Se a resposta for que o salário será o mesmo, por qualquer motivo legal que os advogados da empresa possam ter encontrado, aí sim é que você deve ir. Porque terá uma grande chance, de um dia, reaver a diferença numa reclamação trabalhista.

Não que você deva dizer isso a alguém agora. Pode até ser que você se dê tão bem que nem precise cogitar essa hipótese no futuro. Mas tenha em mente que você poderá usar essa opção.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: