2015-06-26

'Gostaria de trabalhar em outra cidade, mas não quero morar lá' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/06/2015, com um ouvinte que pergunta se deve manter o seu endereço no currículo, já que ele está numa cidade diferente da qual pretende trabalhar.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Gostaria de trabalhar em outra cidade, mas não quero morar lá'

viajando para outra cidade

Escreve um ouvinte: "Tenho interesse em trabalhar em outra cidade, mas não tenho intenção de me mudar para ela. Ao enviar currículos, devo omitir o meu atual endereço ou isso não tem importância para as empresas?"

Em alguns casos, tem. No caso de uma função técnica, como a de eletricista, por exemplo, a preferência é por um profissional que more perto, para que ele possa ser convocado numa situação de emergência fora do expediente e chegar rapidamente para resolver o problema.

Já nas funções iniciais, aquelas em que há bem mais candidatos do que vagas, a maioria das empresas costuma dar preferência a quem more na mesma cidade, por dois motivos. O primeiro: quem mora perto se atrasa menos, ou tem menos motivos para se atrasar. E o segundo: quem mora em outra cidade ficará mais tentado a pedir a conta se aparecer um emprego mais próximo de casa.

Em resumo, as chances aumentam ou diminuem em função da dificuldade ou da facilidade que uma empresa possa ter para contratar um determinado profissional. Você pode, se quiser, eliminar o seu endereço residencial do currículo e colocar apenas o seu e-mail para contato, já que isso não dá nenhuma pista sobre a distância a que o candidato está da empresa.

De qualquer forma, tenha em mente que no caso do seu currículo interessar a uma empresa, pode ser que lhe seja perguntado onde você mora. E aí você precisa estar bem preparado para convencer o entrevistador de que a distância não trará nenhum problema. Nem para você e nem para a empresa.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin