2015-06-08

O que uma multinacional exige dos candidatos? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/06/2015, com algumas dicas para jovens candidatos tentarem uma vaga em uma empresa multinacional.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O que uma multinacional exige dos candidatos?

buscando multinacional

Um jovem e promissor ouvinte escreve: "Tenho 20 anos e muito interesse em trabalhar em uma grande empresa, de preferência uma multinacional. O que elas exigem de um candidato a estágio ou emprego?"

Bom, tirando a escolaridade e o inglês fluente, o resto varia. O bolo parece igual para quem olha de fora, mas cada empresa tem a sua própria receita.

Eu lhe recomendo começar com uma pesquisa na internet. Selecione dez empresas que lhe interessem e busque entrevistas com profissionais delas, de preferência de recursos humanos.

Você descobrirá que alguns destacam o espírito de equipe, outros a inovação e outros a índole empreendedora. Essas características são como mantras: são ditadas pela matriz e repetidas ao pé da letra em todos os países em que a empresa atua.

Então, mesmo que você nunca tenha trabalhado, pense em casos pessoais que você possa contar em uma entrevista. Por exemplo, no caso de espírito de equipe, o seu comportamento de incentivador e agregador em trabalhos escolares. No caso de inovação, as ideias diferentes que você teve e colocou em prática. No caso de empreendedorismo, algo que você tenha feito por conta própria, como por exemplo, resolver problemas nos computadores da família.

Se você não fez nada disso, mencione o seu interesse em ler sobre pioneiros inovadores, porque um deles certamente será o fundador da empresa que está lhe entrevistando. E falar dele contará pontos a seu favor.

Resumindo, tenha sempre em mente que você não estará se preparando para todas as empresas, mas para cada um delas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: