2015-06-15

EAD ainda precisa de um tempo para se solidificar - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/06/2015, sobre como o ensino a distância ainda precisa de tempo para se solidificar no mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

EAD ainda precisa de um tempo para se solidificar

ensino a distância

Um ouvinte escreve: "Estou fazendo um curso superior pela modalidade de ensino a distância. Quando menciono isso, noto que muitas pessoas torcem o nariz, como se o EAD fosse um curso inferior e sem valor no mercado de trabalho. Essa minha percepção é correta?"

Sim, é. Por enquanto. Como toda novidade, o EAD também precisa de um tempo para se solidificar. E isso acontecerá quando seus formandos estiverem ocupando cargos de gestão em empresas.

O EAD tem várias vantagens sobre cursos presenciais. Pelo lado do aluno, a possibilidade de economizar tempo e transporte. E pelo lado das escolas, o custo. O EAD não precisa de prédios, de manutenção, de segurança e da folha de pagamento que é necessário para essas providências.

Há cursos que se encaixam melhor no EAD, como Administração e Direito. E há outros em que a presença física continua indispensável, como Medicina. Mas o EAD oferece também a possibilidade de um aluno estudar em outra cidade ou até mesmo em outro país, sem precisar sair de casa.

Como a tecnologia continuará evoluindo rapidamente e os transtornos nas grandes cidades não irão melhorar, o número de alunos que optará pelo EAD continuará a crescer em relação aos cursos presenciais, como já vem sistematicamente crescendo nos últimos anos.

Portanto tudo depende de você mesmo. Quanto mais formandos de EAD mostrarem sua competência profissional, mais rapidamente a modalidade conquistará o respeito dos incrédulos.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: