2015-06-11

Comunicação eficiente é a principal arma do RH - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/06/2015, sobre como superar o maior desafio da área de recursos humanos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Comunicação eficiente é a principal arma do RH

comunicação recursos humanos

Uma ouvinte escreve: "Estou assumindo o comando da área de recursos humanos de uma empresa de porte médio. Eu gostaria muito de moldar uma área diferente, ousada, criativa, ao contrário do que vi até hoje, áreas com manuais e programas pré-fabricados geralmente copiados dos Estados Unidos. Qual você diria que será o meu maior desafio nessa tarefa?"

O maior desafio de recursos humanos, em qualquer empresa, é o de conseguir, ao mesmo tempo, o respeito e a admiração tanto da direção, quanto dos empregados. Por isso, eu, se fosse você, não me preocuparia em tentar criar novas fórmulas para processos de avaliação, seleção ou treinamento, já que os existentes funcionam muito bem.

Isso lhe daria tempo suficiente para fazer o que me parece mais complicado, que é conseguir que os empregados vejam a área de recursos humanos como uma aliada, e não como um setor burocrático que executa a política determinada pela direção.

Em meu modo de ver, isso se consegue com uma comunicação eficiente, algo que muitas empresas deixam de fazer. Essa comunicação, para funcionar, precisa ser diária.

Através de recursos internos de que você dispõe, anuncie cada fato que esteja ocorrendo, mesmo os mais corriqueiros. O que pode parecer banal e rotineiro para você, é sempre uma novidade para os empregados.

Estabeleça também um canal para que os empregados possam fazer perguntas por escrito, e responda imediatamente a todas elas.

O resumo de tudo isso é mostrar aos empregados que a empresa se interessa por eles. Que é tudo o que eles querem e esperam.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: