2015-06-05

'Não consigo fazer meus funcionários chegarem no horário' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/06/2015, com uma ideia de como fazer para que os funcionários cheguem sempre no horário.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não consigo fazer meus funcionários chegarem no horário'

pontualidade

"Sou diretor de uma empresa", um ouvinte escreve. "E não consigo fazer meus funcionários chegarem dentro do horário. Somos uma empresa pequena. Não temos cartão de ponto e nem queríamos ir por esse caminho. Como devo tratar desse assunto, visto que sempre que peço pontualidade, o pessoal fica ferido como se estivéssemos pedindo algo que não é obrigação deles?"

Bom, vamos lá. Uma sugestão que eu já vi funcionar muitas vezes. Esses atrasos certamente devem influir nos resultados da empresa, caso contrário, você não estaria tão preocupado. Se eles influem, é possível calcular quanto, em valor. Se não exatamente, pelo menos de modo aproximado.

Divida então metade desse valor pelo número de funcionários. E ofereça o que for encontrado como prêmio aos que não se atrasarem nenhuma vez durante o mês. Ou, melhor ainda, durante cada semana. Quanto mais curto o tempo, maior será o incentivo, mesmo que o pagamento seja feito de uma só vez no fim do mês.

No momento em que aqueles que forem pontuais começarem a embolsar um dinheiro extra, o resto começará a aderir. No fim, sempre sobrará alguém incorrigível, mas aí, será fácil identificá-lo e substituí-lo, sem que você precise apregoar antecipadamente que fará isso.

Em casos como o da sua empresa, sempre existem duas soluções: a que castiga e a que premia. As duas funcionam, mas a primeira piora o ambiente de trabalho. A segunda custa um pouco mais, mas não gera prejuízos e contribui para melhorar o clima interno.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: