2015-06-04

Não fale mal da empresa anterior em entrevistas - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/06/2015, com uma dica para entrevistas de emprego: não fale mal da empresa anterior, pois os recrutadores não gostam de candidatos que reclamam.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Não fale mal da empresa anterior em entrevistas
entrevista de emprego
Uma ouvinte escreve: "Passei por uma situação estranha. Fui contatada por telefone por uma empresa para a qual eu havia enviado um currículo. Na conversa, a pessoa me perguntou por que eu tinha saído do meu emprego anterior, do qual pedi demissão. E eu respondi que foram vários motivos, profissionais, financeiros e pessoais.

A pessoa então me convidou para explicar isso melhor em uma entrevista pessoal. E eu fui. Falei com detalhes das razões que me levaram a me demitir e a pessoa concordou que eu estava certa em sair. E até disse que ela teria feito a mesma coisa. Imaginei que seria contratada, mas não fui. E a pessoa que falou comigo não me atende mais quando eu ligo. Isso faz algum sentido para você?"


Bom, posso lhe dar dois possíveis motivos. O primeiro é que existem pessoas, como talvez a que entrevistou você, que se interessam em ouvir mazelas de outras empresas. Ou por curiosidade ou para evitar que coisas do mesmo gênero ocorram na empresa em que trabalham. Pode até ser que essa pessoa tenha trabalhado na empresa que entrevistou você ou conheça alguém que trabalhe nela. Portanto o interesse em esmiuçar os seus motivos seria pessoal.

O segundo motivo seria mais plausível. Você foi ouvida e compreendida, mas apareceu outra candidata com melhores qualificações. Você deveria ter sido informada disso? Sem dúvida. Mas nem todas as empresas informam.

E finalmente uma sugestão: não fale mal da empresa anterior em entrevistas. Bons recrutadores não apreciam candidatos que reclamam.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin