2010-04-07

'Fui promovida para uma função gerencial, mas a mudança não foi bem aceita' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/04/2010, sobre o que falar na primeira reunião com os subordinados.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui promovida para uma função gerencial, mas a mudança não foi bem aceita'

reunião de trabalho virtual
Escreve uma preocupada ouvinte: "Fui promovida para uma função gerencial. Assumo na semana que vem e vou ter 18 subordinados. Embora eu já tenha alguma experiência anterior como líder, fiquei sabendo de duas coisas que estão me deixando preocupada. A primeira é a minha idade, sou mais jovem que 16 dos meus 18 subordinados.

E a segunda coisa é que já ouvi rumores de que minha promoção não foi bem aceita. Dois ou três de meus futuros subordinados, acham que eles é que mereciam ser promovidos, em razão do tempo de casa, do tempo na função e da experiência acumulada. No dia em que eu assumir meu cargo, pretendo reunir todos os subordinados e ter uma conversa com eles. O que você sugere que eu diga?"


Bom, a reunião inaugural é sempre uma ótima idéia. É nela que você mostrará a todos, ao mesmo tempo, com que tipo de chefe eles estarão lidando nos próximos meses. Eu sugiro que você fale pouco. Diga que você espera a cooperação de todos e que a sua porta estará sempre aberta para quem quiser conversar.

Minha recomendação é que nessa reunião você não discuta os méritos da sua promoção. Se você fizer isso, estará montando uma armadilha para si mesma. Caso algum subordinado decida lhe fazer essa pergunta na reunião, responda apenas que não está a par dos critérios que a empresa utilizou para promovê-la. Você foi convidada e aceitou.

Essa não é uma resposta evasiva. Você realmente não sabe todos os detalhes da decisão tomada pela empresa. E principalmente, não sabe por que dois ou três de seus novos subordinados não foram escolhidos. Você pode estar certa de que antes de se decidir por você, a empresa considerou outros nomes para o cargo. Se ninguém lhe disse quais nomes foram esses, e porque eles foram desconsiderados, você estaria chutando se tentasse explicar porque a empresa optou por seu nome.

E finalmente, nessa reunião, tenha cuidado não só com o que você vai dizer, mas também como irá dizer. Fale no seu tom normal de voz, não se exalte e não mostre impaciência se alguém fizer um comentário que não lhe agradar. Essa reunião é apenas o seu primeiro teste como gerente. E você precisa sair dele deixando, tão somente, a imagem de uma pessoa equilibrada e segura. Só isso já será um grande começo.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: