2010-04-28

'Decidi me tornar meu próprio patrão, mas as coisas mudaram para pior' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/04/2010, sobre os empecilhos para voltar ao mercado de trabalho, de alguém que foi seu próprio patrão.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Decidi me tornar meu próprio patrão, mas as coisas mudaram para pior'

patrão
"Tenho 38 anos", escreve um ouvinte. "Faz nove anos, decidi me tornar meu próprio patrão e abri uma empresa de prestação de serviços. Embora a empresa sempre me proporcionasse um rendimento menor do que aquele que eu tinha como empregado, eu mantive a convicção de que as coisas mudariam com o tempo. A verdade é que as coisas mudaram, para pior. Estou sendo obrigado a encerrar as atividades da empresa. A minha pergunta é a seguinte: vou ter que enfrentar muitos empecilhos para voltar ao mercado de trabalho?"

Vai. Não muitos, mas alguns.

A primeira preocupação de uma empresa ao avaliar a contratação de alguém que foi empresário, é se essa pessoa conseguirá voltar a pensar como empregado ou se continuará pensando como empresário. Se você foi o seu próprio chefe durante nove anos, e tomou as decisões que você achava que devia tomar, qual será a sua reação, ao receber de um chefe, uma determinação com a qual você não concorda? Ou até concorda, mas teria uma sugestão melhor. Se você está convencido de que a hierarquia fala mais alto do que a sua experiência, eu sugiro que você diga isso, logo no começo de uma entrevista.

O segundo empecilho estará no salário e no cargo que você irá procurar. Para uma empresa, os nove anos que você passou como empresário não foram uma promoção. A sua carreira, muito provavelmente, deverá ser retomada a partir do ponto em que você a deixou. O que significa trabalhar em condições de igualdade com pessoas mais jovens e com menos experiência, pelo menos até que você demonstre estar readaptado ao mercado de trabalho.

E o terceiro empecilho será reativar o seu círculo de relacionamentos profissionais. Muitas das pessoas com as quais você trabalhou, devem hoje estar ocupando bons cargos em empresas, e seriam ótimas fontes de referência. Porém, é possível que você tenha perdido o contato com a maioria dessas pessoas. Você precisa se reaproximar delas, por e-mail ou telefone.

Uma sugestão é que você não convide essas pessoas para almoçar, ou algo assim. Isso é coisa de empresário. Apenas diga a elas, francamente, que você fechou a sua empresa e precisa de auxílio para retornar ao mercado. Assim, você já eliminará os que não estarão dispostos a ajudá-lo.

E finalmente, tenha um pouco de paciência, porque as coisas acontecerão, mas talvez não aconteçam de imediato. Boa sorte.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Trabalho em uma empresa que não é minha, mas, depois que estou aqui e comecei a entender um pouco desse mundo de negócios, comecei a perceber que a gente prá decidir abrir um negócio tem que ter muito 'tato' com a coisa, porque, tem gente que tem idéias legais e tal, mas, é despreparado para o negócio como 'patrão', e a volta é sempre mais complicado.

bjs