2010-04-02

'Fui demitido e só encontro propostas que oferecem salários mais baixos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/04/2010, sobre a faixa salarial de quem está há muito tempo no mesmo emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui demitido e só encontro propostas que oferecem salários mais baixos'

salário pequeno
"Depois de passar sete anos em uma empresa" escreve um ouvinte, "fui surpreendido com meu inesperado desligamento. Lembro que uma vez você falou que devemos estar sempre preparados para uma demissão. E lembro também, que quando ouvi esse comentário, eu disse para um colega que você devia ser uma pessoa meio pessimista. Agora descobri que EU é que estava sendo muito otimista. Porque o meu chefe, quando comunicou a minha dispensa, me disse simplesmente que demissões acontecem, e fazem parte da vida profissional.

Meio sem rumo, comecei a enviar currículos. E, em quatro meses, recebi três convites para entrevistas. E tive outra surpresa ruim: os salários que estão sendo oferecidos são bem mais baixos do que eu ganhava. A minha dúvida é se aceito uma proposta para ganhar menos, ou se continuo procurando, até aparecer algo mais compatível com meu padrão de vida. Prometo que dessa vez vou escutá-lo com mais atenção."


Legal. A resposta vale não só para você, mas também para quem está empregado, executando a mesma função, na mesma empresa, há mais de cinco anos. Eu sei que é quase impossível alguém admitir que está ganhando mais do que deveria. Mas isso acontece.

Empresas concedem reajustes anuais, a título de reposição da inflação ou índice de produtividade. Embora esses pequenos aumentos pareçam picuinhas, quando vistos isoladamente, o acúmulo deles, após vários anos, pode deixar um profissional acima da faixa que o mercado está pagando.

Por que isso acontece? Porque, a cada ano, há muita gente entrando no mercado, e disposta a ganhar menos. O resultado é que com o passar dos anos, a faixa salarial média de algumas funções, principalmente aquelas para as quais há mais candidatos, aumenta menos do que a inflação no mesmo período. Um belo dia, a empresa descobre que trocar funcionários mais antigos pode gerar uma redução de custos, sem afetar a produtividade. É claro que não deveria ser assim, mas em muitos casos, é assim.

Se o nosso ouvinte recebeu três propostas para ganhar menos, parece-me lógico deduzir que o salário dele havia ficado acima da faixa de mercado. A solução imediata seria aceitar um salário um pouco mais baixo, e fazer o que ele provavelmente não fez nos últimos sete anos: sondar constantemente o mercado para avaliar a real situação salarial, e nunca deixar de fazer cursos, para se atualizar e para valer mais.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: