Faz quase duas semanas que assisti o filme Dupla Implacável (ou originalmente From Paris with Love, ou "De Paris, com Amor"). Por isso, devo deixar passar vários detalhes e pontos, e me concentrar nas impressões mais fortes que o filme deixou: um filme de ação frenética, várias vezes exagerado, mas bem feito ao que se propõe.
No filme, Jonathan Rhys Meyers (o galã da série The Tudors e do excelente filme Matchpoint), é James Reece, um funcionário da embaixada norte-americana em Paris, que almeja se tornar um agente secreto. Noivo da bela Caroline (a bela mesmo Kasia Smutniak, que terá um papel importante no "De Paris com Amor"), Reece divide o tempo entre o trabalho oficial na embaixada com serviços menores de inteligência. Depois de um trabalho bem sucedido, surge uma grande oportunidade para ele: ser parceiro de Charlie Wax (interpretado por um John Travolta careca e de cavanhaque), um super espião com métodos pouco ortodoxos (e pouco sutis também).
Nesta missão em conjunto, os dois irão bater de frente com a máfia chinesa, cafetões iranianos (eu acho), traficantes e terroristas árabes, e mais um monte de tipos simpáticos do submundo de Paris. Mas, diga-se a verdade, a história pouco importa no filme: ela é rasa, com alguns clichezinhos básicos, mas que não chegam a incomodar. O que mais se sobressai são as cenas de ação. Bem coreografadas e editadas, elas empolgam (a cena de perseguição de carros é ótima).
A atuação de Rhys Meyers é contida, o que tem tudo a ver com a caracterização do seu personagem. Já Travolta é o oposto. Sua atuação é espalhafatosa e por vezes, beira o circense. Tem a ver com o personagem, mas Travolta exagera, deixando Wax inverossímil como personagem (mesmo para um filme de ação desenfreada). Talvez essa tenha sido a intenção do diretor francês Pierre Morel: deixar o personagem tão impossível que é imprevisível adivinhar qualquer coisa ou o seu próximo passo. E apesar dessa ser uma jogada de risco, acaba que até funciona no filme. As surpresas que Wax vai revelando ao longo da película, com as habituais reviravoltas, exercem um efeito de entorpecimento, nos fazendo esquecer do quão raso é o roteiro e a construção das personagens.
Dupla Implacável é um daqueles "filmes pra macho". Tem boas sequências de ação e uma história fraca, mas que não chega a incomodar. Enfim, uma diversão interessante pra desestressar, e que entrega o que propõe: muita ação.
Trailer:
Para saber mais: texto no Omelete com 2 estrelas apenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário