2010-04-02

Profissionais de RH: como ingressar no mercado? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/04/2010, sobre o mercado de trabalho para profissionais de recursos humanos.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Profissionais de RH: como ingressar no mercado?

recursos humanos
"Estou começando um curso de tecnólogo em gestão de recursos humanos", escreve uma ouvinte. "Perguntamos a nosso professor quais seriam as nossas chances no mercado de trabalho. E ele sugeriu que escrevêssemos para você, para depois discutirmos em aula. Então, resolvemos escrever todos juntos, somos 36 alunos."

Em primeiro lugar, eu fico feliz por vocês terem escrito bem antes de se formar. Muita gente só começa a procurar um guarda-chuva quando já está no meio da tempestade.

Em minha opinião, existem duas funções em empresas, que não dependem diretamente de um curso específico. Uma é vendas, e a outra é recursos humanos. Um profissional de recursos humanos pode ser formado em psicologia, pedagogia, engenharia, administração, e mais uma razoável gama de cursos, ligados ou não, à área de ciências humanas.

O importante é que o profissional tenha competência para aprender processos, e uma queda para entender gente. Duas coisas que a maioria das pessoas acredita que tem. Logo, não será fácil ingressar num setor para o qual há muitos candidatos potenciais, e relativamente poucas vagas em relação ao número de interessados. E é aí que entra a história do guarda-chuva.

As poucas vagas que surgem em recursos humanos, são preenchidas por indicação direta de profissionais de recursos humanos. Essa é a única área que tem uma associação nacional realmente participativa, a ABRH, que possui núcleos na maioria das cidades de médio porte para cima, e que promove reuniões e cursos periódicos.

Os profissionais de recursos humanos se reúnem, trocam informações e estão sempre recebendo pedidos de ajuda de quem deseja ingressar na área. E quando surge uma vaga, a possibilidade dela ser preenchida por uma indicação de um desses profissionais, é de quase 100%.

Portanto, além do curso, os estudantes precisam criar uma rede de contatos com profissionais de recursos humanos. Visitando empresas como parte do curso, e participando de seminários nos quais será possível conhecer gente. Os professores de cada cidade poderão indicar os seminários a que seus alunos devem assistir.

A conclusão é que conseguir uma oportunidade na área de recursos humanos vai muito além da matéria que se aprende em classe.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: