2012-02-14

O que fazer com os problemas? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/02/2012, com mais um clássico do mundo corporativo, sobre o que fazer com os problemas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O que fazer com os problemas?

problemas

Problema todo mundo tem. O problema é o que a gente faz com os problemas. Um bom começo é falar grego, porque foram os antigos gregos, há três milênios, que inventaram a palavra "problema". E a tradução literal dela é "passar adiante". Os gregos, sábios como eram, perceberam que problemas nunca são resolvidos, são apenas transferidos.

Por exemplo, uma fábrica de papel com problemas de custos dispensa 50 funcionários. Ela não resolveu o problema. O que ela fez foi transferir o problema para os 50 demitidos, que com o dinheiro mais curto para as despesas do mês, vão parar de comprar biscoito de chocolate. E aí o problema passa para a fábrica de biscoito. Algum tempo depois, a crise na fábrica de papel já estará refletindo na cotação do suco de laranja.

Por isso, se você está saindo de casa com um problema, faça como os gregos sugeriram: passe adiante. Ou em linguagem corporativa: delegue. Ou compartilhe, propondo a formação de uma comissão para discutir o problema.

Muitas coisas irão acontecer em seu trabalho amanhã, mas uma será inevitável: alguém vai tentar empurrar um problema para você. Quase certamente com a frase "Olha, temos um problema", que é uma maneira plural de dizer que um problema que não era seu, passou a ser.

Mas você, que já incorporou a sabedoria milenar dos gregos, terá a resposta pronta: "Não se preocupe, vamos resolver o problema imediatamente. Fale com Sicrano".

Pronto! A essência da gestão eficiente de problemas não é tentar solucioná-los, porque isso é impossível. É descobrir, rapidamente, para quem transferi-los.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin