Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/02/2012, com uma dica para que você seja lembrado e que as pessoas nunca esqueçam seu nome e passem por aquele constrangimento de não saber o que fazer quando você as cumprimenta e elas não se lembram quem é.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
Consolide o seu nome
Uma experiência muito desagradável, que todos nós passamos de vez em quando, é alguém se aproximar de repente e perguntar: "Você está lembrando de mim?" Após darmos uma rápida busca nos arquivos do cérebro, chegamos à conclusão que a resposta seria: Não, não temos a mínima ideia de quem seja aquela pessoa. E ela lá, olhando para nós como se fosse impossível não nos lembrarmos dela. E nós ali, disfarçando.
Quando isso acontece, nove em dez pessoas optam por dar a resposta errada: "Claro que lembro". E daí em diante fica tentando conseguir alguma pista que identifique o conhecido desconhecido.
O erro, numa situação dessas, não é de quem não se lembra do nome. É de quem fez a pergunta. Assim como qualquer produto gasta rios de dinheiro para consolidar uma marca, um profissional tem que estar preocupado, desde o primeiro dia em que começa a trabalhar, em consolidar o seu nome. O nosso nome é a nossa primeira marca registrada.
Então, aqui vai uma dica simples, eficaz e, acima de tudo, sem nenhum custo. As pessoas mais bem-sucedidas que eu conheço, aquelas cujos nomes eu jamais esqueço, sempre começam qualquer conversa dizendo o próprio nome, mesmo que isso já não seja mais necessário, e o repetem várias vezes durante a conversa.
Essa simples providência evita o risco de alguém competente vir a se tornar um fulano profissional. Ou pior ainda, de encontrar alguém sincero que responda: "Não, não estou me lembrando. Qual é mesmo o seu nome?"
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário