2012-02-09

Responder 'não sei' é uma das coisas mais difíceis de aprender na vida corporativa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/02/2012, com mais um clássico do mundo corporativo, sobre a dificuldade de dizer "não sei" e as áreas vocacionais.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Responder 'não sei' é uma das coisas mais difíceis de aprender na vida corporativa

não sei

Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena: você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, só algumas nuvens aqui e ali. Aí chega alguém, que também não tem nada para fazer, e pergunta: "Será que vai chover?"

Se você responder "Com certeza", a sua área é Vendas. O pessoal de vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.

Se a resposta for "Sei lá, estou pensando em outra coisa", a sua área é Marketing. O pessoal de marketing está sempre pensando o que os outros não estão.

Se você responder "Sim, há uma boa probabilidade", você é da área de Engenharia, sempre disposta a transformar o universo em números.

Se a resposta for "Depende", você nasceu para Recursos Humanos, uma área em que qualquer fato sempre está na dependência de uma série de outros fatos.

Se você responder "A meteorologia diz que não", você é da Área Contábil, a que sempre confia mais nos dados no que nos próprios olhos.

E se a resposta for "Sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe o guarda-chuva", seu lugar é na Área Financeira, que deve estar sempre preparada para qualquer virada de tempo.

Agora, se você responder "Não sei", há uma boa chance de que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando à diretoria da empresa.

De cada 100 pessoas, só 1 tem a coragem de responder "Não sei" quando não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação.

"Não sei" é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo e pré-dispõe os envolvidos a conseguir mais dados concretos antes de decidir.

Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de aprender na vida corporativa. Por quê? Eu, sinceramente, não sei.

Max Gehringer, para CBN.

2 comments:

Perdido said...

Teve um dia que nada do que eu respondia era suficiente para meu chefe, então cheguei a decisão de que falaria "não sei" para qualquer pergunta dele. Quando respondi "não sei" ele questionou "como não sabe?".
Então não me ajudou muito...

Andarilho said...

Você podia ter dito: "Mas, chefe, eu esperava que o senhor soubesse e pudesse me ajudar".

Blog Widget by LinkWithin