2012-02-07

A lição dos 5% - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/02/2012, com uma reedição do comentário da regra dos 5%.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

A lição dos 5%


Eu me lembrei hoje de uma dessas estatísticas baseadas mais no bom senso do que na técnica: a regrinha dos 5%. Segundo essa regra, de tudo o que escutamos, vemos, falamos, lemos ou escrevemos todos os dias, apenas 5% realmente interessam. O resto é descartável.

Da mesma forma, de cada 100 estagiários contratados por empresas, apenas 5 chegarão a um cargo de chefia. De cada 100 pequenos negócios que são abertos, apenas 5 se transformarão no sucesso que o dono sonhava. De cada 100 bons alunos, apenas 5 repetirão na vida profissional o bom desempenho que tiveram na escola.

A mesma regra vale para o trabalho. Se passamos 40 horas por semana em uma empresa, durante 5% desse tempo, ou 2 horas, fazemos alguma coisa pela qual seremos lembrados daqui a algum tempo. As outras 38 horas serão gastas em trabalhos de rotina, em reuniões, em conversas ao telefone ou em bate-papos sem importância.

Um teste que eu fazia comigo mesmo era me perguntar como eu havia gasto as minhas 2 horas de criatividade na semana anterior. E na maioria das vezes, descobria que havia sido simplesmente engolido pela rotina.

Essa lição, dos 5%, eu devo ao meu saudoso professor Vantuil. Certa vez, durante uma daquelas algazarras incontroláveis em classe, o professor Vantuil, calmamente, disse que os 95% de alunos que quisessem persistir na bagunça, poderiam continuar a vontade, porque ele estava interessado em dar aula somente para os 5% que iriam ser alguma coisa na vida. A classe imediatamente ficou em silêncio, porque todo mundo sempre se considera parte dos 5%.

Não sei se a lição funcionou no meu caso, mas certamente funcionou no caso do professor Vantuil. Porque eu devo ter tido cerca de 100 professores na vida, e ele é um dos 5 de que ainda me lembro.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: