2012-02-16

CEO: a sigla que chama mais atenção - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/02/2012, com mais um clássico do mundo corporativo, sobre o que significa CEO.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

CEO: a sigla que chama mais atenção

ceo

Alguns ouvintes me escreveram pedindo para explicar o que quer dizer uma sigla de três letrinhas, CEO, que aparece com frequência cada vez maior nas matérias sobres empresas.

Então, CEO, que é pronunciada letra a letra, em inglês mesmo, "ci i ôu", é a sigla para Chief Executive Officer, que se traduz como Principal Executivo da Empresa. Ou seja, nada mais que o presidente.

Como uma sigla sempre gera filhotes de siglas, as outras áreas das empresas também resolveram participar dessa sopa de letrinhas. O que é bem fácil, porque basta apenas mudar a letra do meio da sigla. O CFO é o principal executivo financeiro. O COO é o principal executivo operacional.

E tudo isso foi criado pelos americanos, sempre apressados, para economizar espaço e tempo na hora de dizer ou escrever o cargo de alguém.

As multinacionais com filiais no Brasil adotaram a novidade, e tem muita empresa brasileira que foi na carona, porque uma sigla no cartão de visita chama mais a atenção do que um cargo escrito por extenso. E vamos convir, Chief Training Officer soa melhor do que Encarregado de Treinamento.

Mas voltando ao CEO, a melhor aplicação da sigla que eu já vi, foi a de um amigo meu, o Geraldinho, que estava desempregado fazia um tempão e ficava envergonhado com essa situação. Mas isso mudou. Agora, quando alguém pergunta o que o Geraldinho está fazendo na vida, ele levanta o queixo, faz aquela cara de executivo de sucesso e responde: "CEO, faz oito meses". Sendo que, no caso dele, CEO quer dizer Continuo Esperando Ofertas.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin